Tal qual um filho que, quando sai da casa dos pais cria sua própria família, algumas marcas surgiram do desmembramento de suas fabricantes mãe. Anteriormente compondo uma família de modelos ou até mesmo um carro em particular, essas fabricantes surgiram com objetivos muitas vezes diferentes dos que tinham quando eram uma parte, não um todo.
Por isso, reunimos aqui cinco fabricantes que, um dia, foram parte de outra marca. Em alguns casos a separação foi feita para ampliar a linha, enquanto em outras foi para poder atuar em outros segmentos. Confira.
Genesis
Como fabricante, a Genesis existe desde 2015, mas a linha de luxo da Hyundai é bem mais antiga do que isso. Em 2008, a fabricante lançou o Hyundai Genesis, modelo que teve duas gerações e até versão cupê. Ele era acompanhado do Equus, um modelo acima. Os dois foram transferidos para a marca Genesis em 2015 e renomeados G80 e G90.
DS
Quando a DS surgiu como linha dentro da Citroën, a ideia era vender carros mais caros, luxuosos, mas nitidamente baseados nos modelos de linha da marca francesa. O DS3 era um C3 esportivo de duas portas, o DS4 era um C4 que tentava ser SUV e o DS5 é algo inexplicável até hoje. Como marca, ela se emancipou em 2015, mas está na corda bamba.
Zeekr
Originalmente, a Zeekr não deveria existir. Seu primeiro carro, o 001, foi lançado em 2021, mas era para ser um Lynk&Co. Prova disso é que o visual do modelo é intimamente ligado à marca intermediária entre Geely e Volvo. Contudo, como a ideia era posicionar o modelo acima da Volvo, foi criada a marca Zeekr, que começa a atuar neste ano no Brasil.
Tank
Assim como a Zeekr, a Tank foi criada em 2021. A princípio, era para ser uma linha de SUVs parrudos que seriam vendidos pela marca de luxo Wey. Contudo, como a fabricante era focada em modelos urbanos e sofisticados, os Tank com sua parrudez e visual off-road destoavam. Com isso, foi emancipada e chegará ao Brasil em breve.
Jetta
Por mais que para o Brasil (e para o resto do mundo) Jetta é o nome do sedã médio da Volkswagen, na China a história é outra. Como o Jetta foi um sedã muito popular por lá e atuava no segmento de compactos, a VW resolveu criar uma marca de baixo custo específica para a China. Aproveitou para usar o nome Jetta e assim surgiu a fabricante que vende dois SUVs e um sedã.
Que outra marca surgiu a partir de um modelo ou de uma linha e que você se lembra? Conte nos comentários.