O mercado automotivo brasileiro é composto por diversas marcas, de variadas nacionalidades e categorias. Tem aquelas com portfólios repletos de modelos e as outras que comercializam poucos automóveis, mas em segmentos ascendentes. Agora, essas listadas já venderam mais e hoje são pouco lembradas.
Pode ser por estratégia de marketing, ou vendas que já não animam mais, o importante é que essas 5 empresas indicadas já tiveram mais brilho no passado e hoje só são lembradas se você ver um modelo delas andando pelas ruas.
JAC
Essa marca ficou muito conhecida ao desembarcar no Brasil e ter como astro das propagandas o apresentador de televisão Fausto Silva. A JAC já teve diversos carros à venda no país, movimentou de forma contundente o mercado. Hoje, é focada em oferecer apenas modelos eletrificados e está um pouco esquecida, como o compacto e-JS1, que é um dos carros elétricos mais barato do país.
Jaguar
Sinônimo de carros luxuosos e sofisticados, a Jaguar era e ainda é um sonho de consumo para muitas pessoas. Ela não é tão focada nas vendas, dado que seus automóveis custam muito caro. Todavia, ela hoje tem poucos carros em sua gama e aderiu fortemente ao movimento eletrificado, já que só produz um veículo atualmente e ele é 100% elétrico.
Suzuki
Se essa lista fosse de moto, com certeza a marca japonesa estarão fora. Mas, é de carros e atualmente a Suzuki só oferece aos brasileiros o . Tudo bem que ele tem diversas versões diferentes. Só que, há um bom tempo, a Suzuki tinha o Vitara, o Swift, o SX4 e outros carros sendo oferecidos nas concessionárias. Aliás, é até um pouco complicado encontrar um showroom da fabricante.
Lexus
Eu aprendi recentemente é que a Lexus funciona como uma divisão mais luxuosa da Toyota. Lá fora, o público adora os modelos japoneses dessa marca, muito pela confiabilidade das empresas. Atualmente, ela até tem uma gama com alguns carros diferentes, todos são eletrificados. Mas, lembrar de primeira que a marca ainda está viva no Brasil, garanto que é só se você tem uma memória excelente.
Effa
Outra marca estrangeira que chegou há cerca de 10 anos no Brasil e chamou atenção. O Effa M100 era um hatch bem altinho, tinha diversos equipamentos de série e um preço convidativo. Mas, a rede de concessionárias pequena, imagem não consolidada por aqui e mais histórias não deixaram a Effa ter o destaque. Hoje, ela está viva com apenas comerciais leves e bem esquecida perante as marcas rivais.
Qual dessas marcas você lembrava de cara que ainda estava atuando no Brasil? Conhece um carro delas de perto? Conte nos comentários