As marcas de carro adoram entrar na onda do 1º de abril, fazendo anúncios sem pé e nem cabeça, e até mesmo alguns bem convincentes. Para quem não se ligou, a data de hoje é conhecida como o dia da mentira, e algumas fabricantes já aproveitaram esse dia para pregarem algumas peças. Nos últimos anos, isso não tem sido tão comum assim, já que uma das marcas citadas aqui deu uma apelada na brincadeira.
BMW M3 caminhonete
Em 2011, a BMW surpreendeu o mundo todo ao anunciar que transformaria o M3, seu carro esportivo, em uma caminhonete. Não que a versão convencional seria extinta, mas sim haveria um modelo picape. E a BMW levou a brincadeira bastante a sério, com direito a fotos oficiais e press release, mas tudo não passava de uma brincadeira de primeiro de abril.
Honda CR-V conversível
A Honda é outra marca que levou o dia da mentira bastante a sério. Em 2018, a fabricante decidiu anunciar um CR-V conversível, e até pegou um carro real e cortou o teto para dar uma credibilidade maior. Mesmo sendo uma piada de primeiro de abril, a japonesa soltou a informação um dia antes, no dia 31 de março, o que fez muita gente acreditar na piada.
Skoda e o encosto anti-berro
No mesmo ano, a Skoda resolveu entrar na brincadeira de um jeito bastante divertido. Simulando algo que acontece bastante nas famílias, com as crianças brigando e gritando no banco de trás do carro, a marca disse que estava lançando um sistema de alto-falante no encosto dos bancos dianteiros. Assim, esse sistema conseguiria detectar os barulhos e neutralizar os berros. Obviamente que era uma piada, mas a ideia até que é boa.
Porsche QR Code
Em 2019, a Porsche resolveu fingir que era um jovem influenciador. Com direito a press release e tudo mais, a marca alemã anunciou que trocaria o cavalo de Stuttgart de seu símbolo por um . Dessa vez era mais fácil percerber a piada, mas ao menos eles foram criativos.
Voltswagen
Não, o nome não está errado. A Volkswagen anunciou em 2021, no dia 29 de março, que passaria a se chamar Voltswagen nos Estados Unidos. Na realidade, apenas a divisão dedicada a carros elétricos mudaria seu nome para Voltswagen. Como a informação foi divulgada dias antes do 1º de abril, muitos veículos de imprensa acreditaram que era verdade e publicaram a notícia.
Acontece que era, de fato, uma brincadeira. E de muito mal gosto, já que tudo parecia ser oficial, com fontes confirmando e tudo mais. A repercussão foi tão negativa que a marca precisou fazer um pronunciamento se desculpando. E, por conta desse bafafá, as brincadeiras de primeiro de abril deram uma desaparecida nos últimos anos.
Acha que as marcas de carro devem fazer essas brincadeiras ou é algo que foge do tom? Deixe um comentário com sua opinião.
>> Nissan e Mitsubishi se unem para lançarem caminhonete elétrica
>> Hyundai vai investir US$ 51 bilhões na produção de carros elétricos
>> Flagra: BYD testa rival do Toyota Corolla no Brasil