Um dos carros que mais representa o Brasil atualmente é o Chevrolet Onix. Modelo mais vendido do país por vários anos, posto hoje perdido para a Fiat Strada, ele conseguiu obter sucesso que há tempos a GM não conseguia.
Por isso, reunimos nessa lista, cinco fatos sobre o compacto da Chevrolet e que, provavelmente, você não sabia.
Projeto Brasil e China
Diferentemente do Chevrolet Onix original, a segunda geração foi um fruto de um projeto comum entre Brasil e China. Ele foi lançado primeiro no país asiático e somente como sedã. Ao contrário daqui, ele foi um fracasso gigantesco nas vendas, tanto que já saiu de linha. O hatch foi desenvolvido aqui e só é produzido no Brasil.
Era para ter um Corsa
Durante o desenvolvimento da atual geração do Chevrolet Onix, a Opel ainda fazia parte da General Motors. Por isso, o novo Corsa teria a mesma base do Onix. Só que, com a debandada da marca para a PSA, hoje Stellantis, o único resquício do Corsa derivado do Onix se tornou o Buick Excelle chinês em formato sedã.
Segue vivo
Sabia que o antigo Chevrolet Onix ainda está em produção? Lá na Colômbia, o Onix e o Prisma ainda são produzidos como Joy e Joy Plus. Só que agosto será o último mês da dupla. Além do país vizinho ao Brasil, ele é exportado para a Venezuela e para o Equador junto dos Onix e Onix Plus brasileiros de segunda geração.
Foi produzido, não é mais
A segunda geração do Chevrolet Onix é mais global do que se imagina. Ao menos era…já que ele foi produzido no México em 2020, mas deixou de ser feito lá dois anos depois. Na China, a produção durou de 2019 a 2024. Hoje ele é feito no Brasil, na Argentina e, desde 2022, no Uzbequistão.
Obrigado, Agile
Quando a Chevrolet do Brasil decidiu que não iria mais vender carros da Opel no nosso país, ela passou por um forte período de transição. Com o Corsa já velho, ela precisava de algo para levantar as vendas, lucrar rápido e pagar o desenvolvimento do Onix. Foi assim que surgiu o Agile, o carro que salvou a GM no mundo criando um hatch que lucrava muito, era barato de produzir e pagou o desenvolvimento de Onix, Prisma Cobalt e Spin.
Você tem alguma história com um Chevrolet Onix? Conte nos comentários.