O mercado automotivo brasileiro é bem diverso. Carros de todos os tamanhos, categorias e marcas povoam as ruas brasileiras. Muitos deles possuem algum vínculo com os brasileiros. Contudo, existem aqueles que marcaram muito sua trajetória por aqui e que por decisão das montadoras tiveram de sair de linha.
Todos os 5 carros listados hoje possuem um nome bem marcante para os brasileiros. Infelizmente, eles deixaram as linhas de produção brasileiras há um bom tempo. Todavia, seguem bem vivos e fazendo sucesso no mercado internacional. Conheça alguns deles.
Chevrolet Monza
Um dos sedãs mais marcantes da Chevrolet é o Monza. Ele foi desenvolvido pela Opel em 1970 e a primeira vez que chegou ao país foi em 1982. Teve versões sedã e hatch e foi o modelo mais vendido do Brasil entre os anos de 1984 até 1986. O Monza viveu bastante e saiu de linha por aqui em 1996. Entretanto, ele foi bem atualizado e segue vivo na China e substitui o Cruze. É bom ressaltar que não há informações sobre sua volta ao Brasil.
Honda Fit
O Fit é um dos carros mais queridos do mercado e marcante na história da . Afinal de contas, ele foi o segundo modelo da montadora a ser fabricado no Brasil. Viveu bem, mas os SUVs compactos começaram a incomodá-lo. Ele saiu de linha aqui em sua terceira vida. Entretanto, a quarta geração está bem viva lá fora e já conta com conjunto híbrido. Sua vinda até foi cogitada, mas o alto preço final foi um impeditivo.
Renault Twingo
O compacto carismático da Renault chegou em 1994 e saiu de linha no Brasil no início dos anos 2000. Apesar de ter tido algum sucesso, o Clio vendia bem mais. Teve uma época que o Twingo vinha importado do Uruguai. Internacionalmente ele segue vivo desde a década de 1990. Ele continua com o tamanho reduzido e possui seu charme. Para ficar mais competitivo, ele pode até ser 100% elétrico.
Volkswagen Golf
O Golf é um dos carros que marcou diversas gerações no Brasil. Todo o público deve ter pelo menos uma experiência com o hatch médio alemão. Ele chegou aqui em meados dos anos 1990 e viveu até 2020, quando um pequeno lote importado foi trazido para cá. Sua volta é discutida internamente e ele pode vir em uma variante esportiva, uma de suas marcas mais memoráveis.
Fiat Tipo
Para quem não sabe, o Tipo foi o primeiro carro produzido no Brasil a vir equipado de série com os airbags. Ele chegou ao país em 1993 e fez muito sucesso. Hatch médio, ele acomodava confortavelmente 5 pessoas e tinha potência para andar bastante. Mas, os registros de incêndio culminaram em um fim abrupto. Atualmente, ele vive em outros países e possui a companhia das versões sedã e perua.
Você tem história com algum desses carros listados? Já andou em um deles? Conte nos comentários
>> Nova caminhonete híbrida da BYD será a mais potente do mercado
>> Flagra: novo Toyota Corolla Cross está perto de ser lançado
>> Nova Chevrolet S10: as armas para encarar Hilux e Ranger