Na hora de lançar carros novos, as marcas fazem estudos gigantescos, gastam uma enorme quantia de dinheiro em divulgação e em eventos. Na maioria das vezes é uma estratégia que dá certo, mas em outras não faz o menor sentido porque ou o carro sai de linha ou na semana seguinte a marca o esquece.
Por isso, selecionamos aqui cinco carros cujo lançamento não fez o menor sentido e teria sido melhor se a montadora tivesse abordado a estreia. Não por serem modelos ruins, muito longe disso, mas por estratégias equivocadas ou timing mais do que errado.
Chevrolet Bolt EUV
Exatamente uma semana antes do lançamento do Chevrolet Bolt EUV no Brasil, a CEO da General Motors, Mary Barra, anunciou que o SUV elétrico e seu irmão Bolt estavam saindo de linha. O lançamento no Brasil se tornou um fiasco. Afinal, quem vai querer comprar um carro que acabou de sair de linha?
Hyundai Ioniq, Kona e Tucson
Na tentativa de pressionar a CAOA a abrir mão da operação de importados da Hyundai no Brasil, a marca sul-coreana liberou três carros novos para a importadora brasileira. Só que todos eles tinham acabado de sair de linha, exceto o Tucson renovado, que morreu em 2018. No momento em que a Hyundai apresentava o novo Kona, o velho chegou e o Ioniq estreou aqui enquanto era substituído por uma família de carros elétricos.
Kia Rio
A Kia demorou três gerações do Rio para trazê-lo ao Brasil. É um carro com o nome da cidade maravilhosa e que se encaixaria perfeitamente aqui: bonito, bom de andar, cheio de componentes compartilhados com o HB20 e com a fama da Kia. Mas a marca o lançou sem motor turbo, mais caro do que deveria e depois esqueceu que ele existia.
Honda Accord e:HEV
Na geração passada, o Honda Accord foi responsável por inaugurar o sistema híbrido e:HEV no Brasil. Era um carro fantástico, econômico e até com preço interessante. Mas durou meses. Inclusive, ironicamente, a Honda tirou o modelo de linha exatamente na . Demorou, mas a nova geração chegou para tapar o buraco.
Ford Territory
O timing do lançamento do primeiro Ford Territory foi o pior possível. Antes de anunciar o fechamento de suas fábricas, a marca revelou o modelo como parte importante de seu futuro. Mas ele é um dos piores carros que a Ford já vendeu: sem personalidade, com performance pífia e de origem chinesa, vendeu mal e não dava esperanças de um futuro bom para a marca. E ainda bem que ele estava errado.
Qual outro carro teve lançamento sem o menor sentido no Brasil? Conte nos comentários.
>>Novo Duster será vendido também pela Nissan
>>Os 5 carros brasileiros mais legais de todos os tempos
>>5 carros para comprar pelo preço da Chevrolet Spin Premier 2025