Os carros fabricados no Brasil costumam demorar para ter as grandes inovações aplicadas. Afinal, para produzir algo inovador, normalmente é necessário um grande investimento e escala de produção, para a conta fechar. Por isso, alguns dos modelos dessa lista só receberam os equipamentos depois de décadas de desenvolvimento no exterior, mas ao menos eles foram os pioneiros na fabricação local.
Ford Galaxie – primeiro a ter câmbio automático
O câmbio automático se popularizou de vez nos últimos anos, mas ele está presente nos carros desde os anos 1930. Por isso, na década de 1940, alguns modelos já eram importados para o Brasil com esta transmissão. Mas o primeiro carro feito aqui a ter o equipamento foi o Ford Galaxie, oferecendo um câmbio automático de três marchas a partir de 1969.
Fiat 147 – primeiro carro a etanol
Em julho deste ano, o lançamento do Fiat 147 a etanol completou 45 anos. Lançado em 1979, ele foi o primeiro carro brasileiro movido por combustível vegetal a ser feito em série. Na verdade, não foi só do Brasil. O 147 foi o primeiro carro do mundo a utilizar o álcool combustível.
Volkswagen Gol GTi – primeiro a ter injeção eletrônica
O Volkswagen Gol GTi é um dos carros mais emblemáticos da história brasileira. No entanto, ele não é só um esportivo marcante. Ele também foi o primeiro carro fabricado no Brasil a ter injeção eletrônica. Em 1988, ele trouxe o sistema desenvolvido pela Bosch, que era analógico na época e hoje é algo de museu, mas era inovador para a sua época.
Fiat Uno Turbo – primeiro carro turbinado de fábrica
Nem sempre isso é lembrado, mas a Fiat é uma das marcas que mais teve carros esportivos no Brasil. E isso segue presente até hoje, com as versões Abarth de Pulse e Fastback. Atualmente, os motores turbo são os queridinhos, mas alguém teve que apostar na tecnologia antes de todo mundo. E foi justamente a marca italiana, que lançou o Uno Turbo em 1994, primeiro carro nacional turbinado de fábrica.
Toyota Corolla Hybrid – primeiro carro híbrido feito no Brasil
A Toyota foi uma das precursoras dos carros híbridos no mundo, lançando o Prius em 1997, quando a eletrificação nem era a maior preocupação da indústria e do mundo. Porém, demorou mais de 20 anos para o Brasil ter seu primeiro carro híbrido feito por aqui. E foi justamente um Toyota, no caso o Corolla, que desde 2019 tem versões com esse propulsor, sendo que o sedã se tornou o primeiro híbrido flex do planeta.
Quais outros carros pioneiros você se lembra? Deixe nos comentários a sua opinião.