Sucesso é algo bem relativo, mas influência é quando você deixa sua marca na história. Por isso, nesta edição da Pergunta da Semana, questionamos aos nossos leitores e seguidores: qual o carro mais influente da história do Brasil? E as respostas, dadas nas nossas redes sociais e aqui no site, agora compõem essa lista.
Vale lembrar que Fiat Toro, Volkswagen Gol e Fiat Strada ficaram de fora da lista final, pois foram sugeridas anteriormente pela nossa equipe de jornalismo. Confira.
Hyundai HB20
Por conta do Hyundai HB20, o mercado de hatches compactos mudou drasticamente. Não somente por oferecer melhor acabamento e câmbio automático, mas também pela mudança de garantia. Bruno Bastos lembrou que “o HB20 fez com que as montadoras aumentassem as garantias que antes eram de apenas um ano para no mínimo 03 anos, já que a Hyundai chegou oferecendo 05 anos”.
Ford EcoSport
Simplesmente o carro que definiu o que é um SUV compacto no mundo, surgiu no Brasil. A fórmula de combinar a plataforma de um hatch compacto com o visual parrudo de um SUV fez do EcoSport um sucesso gigantesco e praticamente criador de uma categoria. Até mesmo o estepe pendurado na tampa do porta-malas influenciou modelos aventureiros.
JAC J3
Por mais que não possa parecer, um carro chinês provocou uma mudança gigantesca no mercado brasileiro. Antes do JAC J3, as marcas vendiam carros com para-choques pretos, vidros manuais e ar-condicionado era uma fortuna. Ele chegou mais barato e completo que Gol, Palio e companhia, fazendo todos baixarem os preços e equiparem seus carros.
Volkswagen up! TSI
Por mais que não tenha sido um sucesso de vendas, o Volkswagen up! TSI foi o carro que provou ao brasileiro que era bom ter um motor 1.0 turbo. A própria Volkswagen tinha tentado essa estratégia com o Gol Turbo no passado, mas o carro era problemático. Com o up! TSI, a marca provou que dava para ter esportividade e economia de combustível.
BYD Dolphin
Na história recente do Brasil, nunca outro carro mexeu tanto com o mercado quanto o BYD Dolphin. Ele provou que os elétricos estavam caros demais e se tornou rapidamente o modelo a energia elétrica mais vendido da história do país. Sua influência foi tão grande que a BYD trocou o nome do Seagull para Dolphin Mini só para embarcar no sucesso.
Que outro carro foi muito influente para a história do Brasil e ficou ausente da lista? Conte nos comentários.
>> Produção de carros elétricos no Brasil começará até 2026
>> BMW vai retirar a letra ‘i’ de seus carros a combustão
>> 5 carros que morreram rápido demais