É comum dizer que os carros vendidos no exterior são mais legais do que os brasileiros. Isso é até verdade em alguns casos, mas vez ou outra viramos o jogo. Esse é o caso da . Com centro de desenvolvimento fortíssimo no Brasil, temos liberdade total de criar modelos diferentes dos europeus por aqui, o que gerou alguns modelos de dar inveja à matriz.
Prova disso, é que a Fiat conseguiu fazer carros verdadeiramente legais aqui no Brasil, produzidos somente no nosso país e que nunca foram oferecidos na Europa. Conheça agora cinco exemplos de carros legais que a marca italiana produziu ou produz somente no nosso país.
Pulse Abarth e Fastback Abarth
Nunca na história da Abarth houve um SUV feito pela marca, mas isso mudou por causa do Brasil. Até então acostumada a mexer com hatches, a Abarth fez seu primeiro SUV através do Pulse, que ganhou um irmão, o Fastback, logo em seguida. A dupla é também representa os carros Abarth a combustão mais potentes da história com 185 cv.
Toro
Modelos como Ford Maverick, Hyundai Santa Cruz e a Chevrolet Montana devem sua existência à Fiat Toro. A marca italiana provou aqui no Brasil que havia espaço para picapes menores que as médias, feitas em um monobloco e com visual verdadeiramente bonito. Uma tacada de mestre que até hoje não entendemos o motivo de não ser feita na Europa.
Uno Turbo
Ainda que o Fiat Uno Turbo italiano tenha o mesmo motor 1.4 do modelo brasileiro, o nosso era mais legal. A reestilização aplicada no Brasil era mais agradável que a europeia e o bodykit usado por aqui deixava ele com cara de esportivo. Além disso, o nosso tinha suspensão independente na traseira. Mas só no Brasil o efeito escada no teto faz efeito no Uno.
Palio Weekend Adventure
Europeus adoram peruas e os SUVs estão na moda. Mas quem estava à frente de seu tempo e nunca foi lá para o outro lado do oceano? A Palio Weekend Adventure, ou só Weekend Adventure em seus últimos anos. A perua tinha visual aventureiro, construção robusta e bom porta-malas. Do jeito que os europeus gostam e que, anos depois, começaram a copiar seu estilo.
Tempra duas portas
Brasileiros sempre tiveram um gosto bastante peculiar para os carros. Por muito tempo, ter um carro quatro portas era coisa de taxista. Por isso, a Fiat desenvolveu para o nosso mercado o Tempra duas portas. Combinado a um motor turbo 2.0 e visual mais esportivo, o modelo parecia uma tão desejada versão cupê do Tempra que nunca existiu lá fora.
Que outro carro legal da Fiat você se lembra? Conte nos comentários.
>> 5 coisas mais irritantes dos carros atuais
>> Polícia encontra celeiro com 16 carros clássicos roubados
>> 5 carros para comprar com até R$ 100 mil