O mundo dos carros é cíclico, basta ver a quantidade de modelos que voltam à vida depois de serem descontinuados. No entanto, nos últimos anos, isso tem se mostrado ainda mais frequente. Principalmente no mundo dos elétricos, talvez em uma tentativa das marcas se conectarem com os consumidores por meio da nostalgia. Confira cinco exemplos a seguir.
Carros do passado que voltaram à vida
Fiat Panda (e talvez Uno)
Ok, o Panda não chegou a sair totalmente de linha, tanto que a geração passada continua sendo produzida com motor a combustão. Entretanto, a nova geração do modelo, que é um dos carros mais emblemáticos da Fiat, tenta ser uma releitura moderna da primeira encarnação do hatch. E, no Brasil, ele pode dar origem a um novo Uno – este sim, descontinuado há alguns anos.
Renault 4
Há algum tempo, a Renault anunciou que traria de volta dois carros icônicos de sua trajetória. Os modelos 4 e 5 voltaram à vida como elétricos, mas como o Renault 4 recebeu bastante atenção no Salão de Paris deste ano, ele foi o escolhido para representar a marca nesta lista. Em 2026, o Twingo vai receber uma geração inspirada no primeiro modelo, mas como ainda não foi mostrado em sua versão final, ele fica de fora da lista.
Ford Bronco
O e com proposta off-road durou cerca de 30 anos em suas primeiras gerações, mas tinha saído de linha nos anos 1990. Porém, há algum tempo, a Ford ressuscitou o modelo e com visual inspirado na primeira geração. Além disso, fez o Bronco Sport, com proposta mais urbana e que é vendido no Brasil.
Microlino (Romi Isetta moderna)
O Microlino é um simpático carrinho inspirado na Romi Isetta, que foi um dos primeiros carros feitos no Brasil (embora este seja um tema polêmico). Modernizado e elétrico, ele é uma espécie de quadriciclo bombado, tanto que pode ser guiado sem habilitação em alguns países da Europa, desde que algumas restrições sejam seguidas. Até mesmo a porta dianteira, que lembra a de uma geladeira, marca presença nesta releitura.
Alpine A110
Um dos carros esportivos mais marcantes dos anos 1960, o Alpine A110 ganhou uma releitura moderna em 2017. Bastante fiel ao desenho original, ele é ainda hoje um dos esportivos mais legais feitos nesta era moderna. De quebra, ele tem uma ligação com o Brasil, já que o Willys Interlagos, vendido por aqui na década de 1960, era derivado do A108, antecessor do A110 original.
Qual desses carros é o seu favorito? Deixe nos comentários a sua opinião.