Marcas com atuação global tendem a criar carros distintos para mercados diferentes. Contudo, é comum acontecer de que um mesmo nome seja usado para modelos completamente diferentes. Esse é o caso dos cinco, ou melhor, dez carros dessa lista, cujo nome é compartilhado, mas tratam-se de modelos totalmente desconexos.
Conheça agora os carros que compartilham o nome dentro da mesma montadora, mas não tem sequer qualquer tipo de relação. Em casos mais extremos, nem da mesma categoria eles são.
Toyota Yaris
Globalmente a Toyota hoje tem cinco carros com o nome Yaris. Temos o Yaris europeu / japonês, que é um carro menor e usa base TNGA-B, mesma usada pelo Yaris Cross, sua versão SUV. Aí temos o Yaris para mercados emergentes, que é que temos no Brasil. Há também uma nova geração do Yaris sedan emergente e um Yaris Cross de baixo custo.
Nissan Frontier
Enquanto no Brasil temos a versão global da Nissan Frontier, vendida em alguns mercados como Navara ou NP-300, os EUA tem outra caminhonete. A divisão estadunidense da Nissan resolveu usar a plataforma da velha Frontier para fazer um modelo exclusivo para os EUA. Ela tem estilo mais quadrado e parrudo, mas, mecanicamente, é mais antiga.
Chevrolet Trailblazer
Existem dois SUVs da Chevrolet chamados Trailblazer, mas que nunca foram vendidos no mesmo mercado. Primeiro temos o SUV da S10, que é oferecido aqui no Brasil e na Tailândia. O outro é um médio com plataforma evoluída da usada em Onix e Tracker, mas com estilo quadrado e mais parrudo. Em comum, só o fato de serem SUVs da Chevrolet.
Volkswagen Passat
Na China, a Volkswagen faz uma verdadeira bagunça com seus carros. Prova disso, é que o Passat internacional é vendido como Magotan na China, enquanto o modelo exclusivo para o mercado local é que usa o nome internacional. E vale lembrar que recentemente o nome Passat passou a ser usado somente por uma perua na Europa.
Ford Fusion
Ainda que eles tenham coexistido somente entre 2005 e 2012, os Ford Fusion não poderiam ser mais diferentes. O modelo americano era um sedã de porte grande, que fez bastante sucesso no Brasil. Já o europeu, era um EcoSport que tentava ser uma minivan. O desenho dos faróis era igual, o nome era idêntico. E só.
Qual outro carro com nome idêntico a outro modelo completamente diferente você se lembra? Conte nos comentários.
>> Volvo EX30 coloca as quatro rodas no vespeiro | Impressões
>> Lamborghini não acredita no sucesso dos supercarros elétricos
>> Lamborghini não acredita no sucesso dos supercarros elétricos