Tem carros que saem de linha de maneira discreta, quase imperceptível. No entanto, alguns modelos são tão marcantes que ganham uma série especial como homenagem, e que depois se tornam extremamente valorizadas. É o caso do VW Gol Last Edition, que se despediu há quase dois anos, e hoje está custando bem mais caro do que no lançamento. Confira a seguir outros exemplos.
VW Fusca Série Ouro
O Volkswagen Fusca é um carros mais clássicos de todos os tempos. Por isso, a última série fabricada do modelo, em 1996, é bastante cobiçada. Vale lembrar que o besouro teve duas edições de despedida: a Última Série, em 1986, e a Série Ouro, dez anos depois. Isso porque o Fusca voltou a ser produzido entre 1993 e 1996, o que exigiu uma nova série especial de despedida. Ela tinha adesivos exclusivos, acabamento diferenciado, mostradores com fundo branco e volante de VW Gol.
Chevrolet Vectra Collection
Com a chegada iminente do Cruze, a Chevrolet decidiu realizar uma versão de despedida para o Vectra. A Collection teve apenas duas mil unidades produzidas, vinha bastante equipada e era sempre pintada em belo tom de verde. Foi uma bela despedida para o sedã, que foi marcante em suas duas primeiras gerações, mas não fez tanto sucesso assim na terceira geração.
VW Kombi Last Edition
A Kombi Last Edition, de 2013, marcou o fim da Kombi clássica no Brasil e no mundo. Para se despedir, a VW fez uma série especial com pintura azul e branca, interior que repetia essa tonalidade e tinha até cortinas de série. Porém, esse foi um dos carros de despedida mais controversos, já que era bem mais caro que um modelo convencional da Kombi, além de ter tido a tiragem de unidades ampliada pela Volkswagen.
Fiat Uno Grazie Mille
Também em 2013, um outro veterano se despediu do mercado. O Fiat Uno teve a série especial Grazie Mille lançada, marcando o fim definitivo da primeira geração do modelo. Um dos carros especiais mais valorizados da atualidade, a última série do Uno era mais equipada, trazia acabamento exclusivo e tinha uma placa decorativa que indicava o número daquela unidade.
Chevrolet Camaro Collection
Recentemente, no fim de 2023, a Chevrolet anunciou a série de despedida do Camaro para o mercado brasileiro. Um de seus carros mais icônicos, o Camaro saiu de linha no exterior no fim do ano passado, o que também encerrou sua passagem por aqui. Apenas 125 unidades foram trazidas para o Brasil, com uma pintura e acabamento do exterior exclusivos, marcando o fim do muscle car.
Quais outros carros receberam séries especiais de despedida? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> Inmetro entrega Toyota RAV4 PHEV no Brasil
>> Opala SS e Maverick V8 são mais lentos que Spin e C3 Aircross
>> Toyota Corolla tem estigma de carro de velho, mas agrada a todos