Não há dúvidas de que os cachorros são os melhores amigos do homem e nossos companheiros inseparáveis. Essa relação data de mais de 15.000 anos. Além de nos fazerem companhia, eles também são utilizados e treinados para tarefas específicas, como cães-guia, terapia, busca e resgate, e detecção de entorpecentes.
Cada raça possui suas qualidades, mas, assim como existem carros com nomes de locais turísticos, fenômenos naturais e bebidas, também há modelos que carregam em seus nomes raças de cães. Coincidência ou não, selecionamos cinco opções que ilustram essa relação entre as quatro rodas e as quatro patas.
Chevrolet Cavalier
O Cavalier é um carro popular da Chevrolet, lançado em 1981 e produzido até 2005, que ofereceu carrocerias sedã, coupé e a charmosa conversível. O propulsor 2.2 foi o mais conhecido durante sua trajetória no mercado.
Indo para o mundo canino, a raça Cavalier King Charles Spaniel tem origem na Inglaterra, é de porte pequeno e pesa entre cinco e oito quilos. Esses cães medem cerca de 33 centímetros de altura, com uma expectativa de vida que pode chegar até 15 anos.
Hillman Husky
Embora atualmente esteja nas mãos de colecionadores, o Hillman Husky foi lançado em 1960 como uma versão perua de duas portas do sedã Minx. Essa Station Wagon foi uma alternativa de carro popular entre as famílias, com praticamente quatro metros de comprimento e um entre-eixos de 2,33 metros na primeira geração. Os motores variavam de 1.2 a 1.5, e o porta-malas tinha uma capacidade volumétrica de aproximadamente 400 litros.
Os admiradores de cães com certeza sabem da beleza do Husky Siberiano. Originário da Sibéria, na Rússia, esse cão é afetuoso e um ótimo companheiro para quem pratica longas caminhadas ou corridas. Com um porte médio e semelhante ao do Golden Retriever, possui expectativa de vida que varia entre 10 e 12 anos.
Aston Martin Bulldog
Nada mais justo do que um carro inglês ter um cachorro de origem na Inglaterra. O Aston Martin Bulldog foi um conceito da década de 1970, inicialmente conhecido como DPK901, que teve sua primeira aparição pública em 1979. À frente do seu tempo, suas linhas aerodinâmicas eram impressionantes, empregando um propulsor V8 de 5.3 litros que entregava aproximadamente 600 cv e atingia 300 km/h de velocidade máxima.
Famoso tanto no Brasil quanto no resto do mundo, o Bulldog inglês é frequentemente visto em animações, como em Tom & Jerry. De porte médio, é caracterizado pelas rugas e orelhas dobradas para trás, além de ter um temperamento calmo e dócil. Com os devidos cuidados chega aos 12 anos.
Ferrari 365 GT4 Berlinetta Boxer
A Ferrari Berlinetta Boxer, projetada pelo renomado designer Leonardo Fioravanti e produzida de 1973 a 1984, é carinhosamente chamada de BB. Esse carro de Maranello possui um chassi de aço e carroceria em alumínio. Sob o capô, o propulsor V8 de 4.4 litros rende aproximadamente 360 cv, com aceleração de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos. A Ferrari 365 GT4 BB foi sucedida pela 512 BB, enquanto a tem um utilitário chamado Boxer.
O Boxer é uma raça originária da Alemanha, apresentando porte médio a grande e peso entre 25 e 32 quilos. Com pelagem curta, é conhecido por seu temperamento energético e ativo. É uma raça frequentemente utilizada em missões de busca e resgate, assim como o Golden Retriever. Sua expectativa de vida pode chegar até 14 anos.
Nissan X-Trail 4Dogs
O conceito Nissan X-Trail 4Dogs foi criado para oferecer bem-estar aos companheiros de quatro patas. Entre as modificações, o porta-malas de 445 litros foi modificado para transportar até dois cachorros. Além disso, também conta com uma ducha, um secador e uma rampa para facilitar o acesso dos pets.
Outras soluções incluem um comedouro e um bebedouro à prova de sujeira, revestimento em couro no compartimento de bagagens para facilitar a limpeza, uma tela de sete polegadas no painel e um sistema que permite visualizar e se comunicar com os passageiros de quatro patas.
Você já havia feito essa associação? Aliás, prefere cães de raça ou SRD? Escreva sua opinião nos comentários!