O ano de 2024 é muito especial para a Abarth. A marca que se uniu com a Fiat na década de 1950, é quem produz os carros esportivos da montadora italiana. Todos os modelos cuidados pela empresa fundada por Carlo Abarth gostam de emoção e trazem adrenalina nas horas de pilotar.
Neste ano, a empresa comemora 75 anos de fundação. Em primeiro lugar, é válido ressaltar que a Abarth nasceu após seu fundador desistir das competições de motocicleta e enveredar pelo ramo de desenvolvimento de veículos chamativos e potentes. Conheça nessa lista alguns carros da marca que possuem um lugar especial nos corações dos pilotos emocionados.
Pulse
O primeiro SUV da italiana Abarth foi feito no Brasil. Seu visual é bem diferente das outras versões do Pulse. assim como a mecãnica. Traz o motor 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm de torque e mais o câmbio automático de 6 velocidades. Tem uma calibração especial nos conjuntos de suspensão e direção. A velocidade máxima é de 215 km/h, faz o 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, a relação peso-potência é de 6,9 kg/cv e é vendido por R$ 150.990. Até ronco grave ele tem.
Fastback
Caso o leitor do Auto+ precise de mais espaço interno e amplo porta-malas, mas quer ter a esportividade, o Fastback Abarth é uma opção. Com o mesmo conjunto mecânico do Pulse, o Fastback tem a vantagem de ser maior e chamar a atenção por ser um SUV cupê. Seu escapamento é duplo e o ronco de arrepiar. A velocidade máxima é de 220 km/h e a relação peso-potência é de 7 kg/cv. Até a aceleração de 0 a 100 km/h é de 7,6 segundos. Ele é ofertado por R$ 160.990.
Stilo
Esse hatch médio fez barulho quando chegou ao Brasil em 2002 e foi o primeiro carro Abarth que os brasileiros conheceram. Tinha o motor 2.4 de cinco cilindros do sedã Marea de 167 cv e 22,8 kgfm. Sofreu modificações no motor e no câmbio manual de 5 marchas, afim de ter uma condução bem emocionante. Essa era sua versão topo de linha e vinha bem equipada e tinha até teto solar. A velocidade máxima era de 212 km/h e o 0 a 100 km/h era feito em 8,4 segundos.
500
Pequeno ele era e nervoso também. Entre 2014 e 2016, o 500 Abarth chamou a atenção dos europeus e brasileiros. O hatch subcompacto precisou até ser alongado para acomodar melhor os radiadores de água e de ar. Tinha o motor 1.4 turbo de 167 cv e 23 kgfm e o câmbio era manual de 5 marchas. O rival do Mini Cooper fazia de 0 a 100 km/h em curtos 6,9 segundos e atingia até 214 km/h de velocidade máxima. Além de ser apimentado, tinha lista de itens de série de fazer inveja em qualquer um.
600e Scorpionissima
Esse Abarth não tem previsão de correr nas vias brasileiras, todavia é o mais especial de todos. O 600e é um SUV compacto 100% elétrico e será o mais potente da história da marca do escorpião com 240 cv. A bateria tem capacidade de 54 kWh. Como é esportivo, recebeu calibração especial para a suspensão e direção. Será lançado lá fora em junho deste ano e serão produzidas apenas 1949 unidades da série especial Scorpianissima.
Você já andou em um carro da Fiat preparado pela Abarth? O que acha desses esportivos? Conte nos comentários
>> Abarth 75 anos: como o horóscopo inspirou a marca esportiva
>> Quase imortais: os 5 carros fabricados por mais tempo no mundo
>> Volkswagen Golf faz 50 anos e é um guerreiro em forma