É comum que carros 4×4 sejam associados a uma valentia e robustez maior, já que se tornou comum pensarmos que esse sistema sempre equipa veículos com capacidade off-road. Mas nem sempre isso acontece. Por exemplo, faz décadas que os esportivos da Lamborghini utilizam tração integral. O Brasil já teve a dupla Belina e Pampa 4×4 da Ford, e elas não eram nada robustas. A seguir, veja alguns carros que têm sistema 4×4, mas que quase ninguém lembra.
Suzuki S-Cross
Os carros da Suzuki não costumam ser muito lembrados, mas a marca japonesa já ofereceu outros carros além do Jimny no Brasil. O S-Cross foi um deles, e no fim de seus dias por aqui era equipado com um motor 1.4 turbo de 146 cv, além de ter tração integral nas quatro rodas. Ele não é voltado para o off-road, mas sua tração nos dois eixos garante uma maior segurança ao volante, principalmente em dias de chuva.
Mitsubishi Lancer GT AWD
Não foi só o Lancer Evolution que tinha tração 4×4. Entre 2013 e 2015, a Mitsubishi ofereceu no Brasil a versão GT AWD, que adicionava o sistema de tração integral ao sedã em sua configuração mais mansa, que brigava com carros como Toyota Corolla, Honda Civic e afins. A ideia é a mesma do S-Cross: nada de off-road extremo, mas sim uma maior segurança para os ocupantes.
Ford EcoSport Storm
O Ford EcoSport sempre teve uma proposta urbana, mas desde a primeira geração, com a versão 4WD, o SUV oferecia ao público uma configuração com tração 4×4. No caso do Storm, o visual ainda era invocado, como se fosse uma versão Raptor para o modelo.
Subaru XV
Descendente do Impreza quando foi lançado em sua primeira geração, o XV é um dos poucos carros que a Subaru ainda vende no Brasil. Sendo um misto de hatch médio com SUV, o modelo é beneficiado pela tradição 4×4 de sua marca, sendo também equipado com o sistema. Além, claro, do tradicional motor boxer debaixo do capô.
Jeep Renegade Trailhawk
O Renegade pode não ter mais as versões diesel, mas o modelo Trailhawk, com tração 4×4, ainda está disponível. Mesmo sendo um Jeep, nem sempre o público lembra que o SUV compacto dispõe de versões com tração em todas as rodas, mesmo sendo um dos carros mais vendidos do segmento desde seu lançamento. Hoje apenas disponível com o motor 1.3 turbo flex de 185 cv e câmbio automático de nove marchas, é possível encontrar no mercado de usados modelos 2.0 turbo diesel, de 170 cv.
Quais outros carros 4×4 que você lembra e que são esquecidos pelo mercado? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> 5 carros com vidros traseiros diferentes
>> 5 carros que viraram o jogo e vendem como água
>> Lamborghini Urus pode perder o capô em altas velocidades