Presente há 21 anos no mercado brasileiro, a Fiat Strada sem dúvidas é um dos carros de maior sucesso da marca no país.
Antes derivada do saudoso Palio, hoje a picape compacta se emancipou do hatch na segunda geração e seguiu carreira solo ao trazer desenho exclusivo (embora inspirado na Toro) e inovações, como a carroceria com cabina dupla e quatro portas. Abaixo, confira um pouco da história e as principais inovações da Strada:
1998 – Lançamento
Lançada em 24 de outubro de 1998, a Fiat Strada chegou com design moderno para época, que tinha Volkswagen Saveiro e Ford Courier entre as concorrentes. Quando chegou, a Strada era vendida nas versões Working 1.5, Trekking 1.6 8V e LX 1.6 16V.
1999 – Cabine estendida
A Fiat Strada até hoje é um bom exemplo de inovações, algo até rotineiro na marca Fiat. No ano seguinte ao do seu lançamento, ela ganhou a versão com cabine estendida, algo até então inédito no segmento das picapes compactas.
2001 – Série Especial MTV
Essa ninguém deve lembrar, já que não tinha tantos atributos que a deixavam exclusiva. Baseada na versão Working, a Strada MTV (sim, o famoso canal de música que teve no Brasil sucesso dos anos 1990 e 2000) tinha como principal diferencial vir equipada com o motor 1.6 16V da versão topo da época e logos alusivos à versão. O custo-benefício da época era interessante.
2002 – Primeira reestilização e chegada da versão Adventure
Nesse ano a picape ganhou sua primeira reestilização ao trazer nova dianteira com faróis retilíneos com lente lisa e lanternas translúcidas. Foi em 2002 também que a Strada estreou uma das versões mais icônicas: a Adventure.
2004 – Segunda reestilização
Nessa segunda reestilização (considerada por muitos a mais bem resolvida da picape ao longo de sua história), a Strada recebeu faróis com desenho que remetia a modelos da BMW, além de um novo interior, novos equipamentos e um motor mais potente, o 1.8 8V Flex.
2008 – Terceira reestilização / Bloqueio eletrônico do diferencial Locker
Já na terceira reestilização a Strada trazia faróis com projetores na versão Adventure, que também ganhou bastante plástico nos para-lamas, o que deixou ela ainda mais “parruda” visualmente. Aliás, foi nesse ano também que a picape estreou o sistema com bloqueio eletrônico do diferencial Locker, que auxiliava o modelo a transpor obstáculos “leves” em um eventual percurso em estradas de terra.
2009 – Cabine dupla
Depois de estrear no segmento a cabine estendida em 1999, a Strada puxou para si mais uma vez a estreia de uma cabine entre as picapes compactas: a cabine dupla. Lançada em 2008, a versão podia levar passageiros atrás – ainda que o espaço fosse bem apertado.
2010 – Versão Sporting
Eis aqui uma das versões mais emblemáticas da Strada: a Sporting. Ela durou pouco e até hoje é rara de se ver nas ruas, mas ostenta uma pintura amarela chamativa e carroceria com spoilers e saias laterais. Por dentro, o volante era revestido em couro, enquanto que os cintos de segurança eram vermelhos. A versão também foi a responsável por lançar o novo motor E-torQ 1.8 16V de 132 cv, que entrava no lugar do antigo 1.8 8V (de origem GM).
2011 – Câmbio Dualogic
O controverso câmbio automatizo Dualogic chega na versão Adventure cabine dupla, uma forma da marca promover a Strada como um carro de passeio. No entanto, a transmissão, famosa por trancos durante as passagens de marcha, não vingou.
2012 – Quarta reestilização
Na quarta e última reestilização (oficial) da picape, a Strada trouxe novo design frontal, além de novo acabamento interno e diversos conteúdos. A variante Trekking também estreava o motor Etorq 1.6 16v, enquanto que cabine dupla passava a ser vendida em todas as versões.
2013 – Terceira porta chega na versão com cabine dupla
No ano seguinte da discreta reestilização da picape, ela inovou mais uma vez na categoria ao trazer uma terceira porta (do lado direito) na versão cabine dupla. Curioso também que, naquele ano, somente a traseira recebeu um tapa no visual ao vir com novas lanternas que invadiam as laterais e caçamba mais alta.
2020 – Segunda geração
A 2ª geração da Strada abandona a plataforma do Palio e adota visual inspirado na Toro. O motor 1.8 sai do catálogo para o moderno 1.3 Firefly entrar no lugar. E o melhor: as versões com cabine dupla agora têm carroceria com quatro portas.
Veja mais:
>> Nova Fiat Strada evolui, mas traz peças de Mobi