O motor é um componente importante para o funcionamento dos carros e como ele trabalha em altas temperaturas, existem peças que reduzem todo esse calor. Uma delas é a válvula termostática ou termostato. Ela está inserida no conjunto do sistema de arrefecimento dos automóveis.
A função dessa peça é controlar todo o funcionamento da troca ou não de calor entre o líquido do motor e do radiador. Quando a temperatura do propulsor do veículo sobe, a válvula se abre e o circuito do motor se conecta ao circuito do radiador e existe a troca de calor e o controle d temperatura de toda essa parte. Conheça nesse tutorial como cuidar dessa importante peça.
Não é para tirar
Tem oficinas mecânicas que retiram a válvula termostática dos motores dos carros. O objetivo é evitar o superaquecimento do propulsor, mas ao tirar esse componente, outros problemas vão aparecer. Um deles é o aumento do consumo de combustível. Isso acontece porque o líquido do arrefecimento circulará simultaneamente entre o radiador e o bloco do motor. Desse modo, a temperatura das peças ficará abaixo do ideal e a alimentação de combustível na câmara de combustão vai aumentar e o consumo também.
Olha a marcha
Utilizar a marcha correta em determinadas situações, pode evitar muitos problemas. Como cada uma das cinco ou seis marchas, em um carro manual, tem uma função diferente, o motorista precisa saber usá-las com consciência. Dessa forma, utilizar marchas altas em subidas não é recomendado e nem exigir muito da primeira após pequenas saídas.
Cuidado com a carga
Os carros de passeio possuem um nível de carga máxima estipulado pela montadora. Então, o ideal é que em todos os trajetos, o modelo não tenha esse peso ultrapassado. Além de tornar a condução mais instável e insegura, as peças como a válvula termostática sofrem um desgaste anormal. Por isso, tome cuidado com a quantidade de carga transportada no automóvel.
Você sabia desses cuidados com essa peça? Tem alguma dúvida de manutenção? Conte nos comentários
>>Hyundai Creta reestilizado é flagrado e chegará ao Brasil em 2024
>>Argentina tem problema e usa papel no lugar das placas de carros