Parte importante dos carros, a suspensão ajuda os veículos na hora da estabilidade e também para sustentar todo o peso ao automóvel. Como é composta de diversas peças, entre elas buchas, barra de sustentação, pivôs, e outras, é necessário haver uma atenção maior na manutenção. Conheça neste tutorial como cuidar da suspensão dos carros.
Buracos e lombadas são vilões
Os motoristas brasileiros já devem estar cientes de como são as vias brasileiras. Dessa forma, não custa reforçar que ao vislumbrar um buraco e uma lombada no caminho, o ideal é que o veículo passe da maneira mais suave possível por estes obstáculos. Assim, um desgaste acentuado pode ser evitado e um gasto com essas peças também.
Olha a quantidade de peso
Cada carro tem uma quantidade determinada de peso que a carroceria e a suspensão podem aguentar. Por isso, está nos manuais de cada modelo quanto que o carro pode transportar tanto de passageiros quanto de carga. Não é recomendado superar essas medidas, pois aí o carro sofre e as demais peças também.
Alinhamento e balanceamento frequentes
Fazer o alinhamento e balanceamento no automóvel com certa frequência, garante uma maior estabilidade e dirigibilidade com segurança. Além disso, proporcionam maior vida útil aos pneus e também a suspensão do carro. Cuidar deste tipo de manutenção, previne de problemas graves e diminui a verba gasta na hora de arrumar o modelo.
Bagagem para todos os lados
O recomendado para os condutores é que espalhem as bagagens nos espaços disponíveis dos automóveis. Desse modo, apenas um lado não fica com peso desproporcional ao outro, causando um desgaste anormal no conjunto de suspensão dos veículos. Por isso, se puder procure equilibrar os espaços das bagagens.
Lavagem regular
Assim como todo o carro precisa ser lavado com certa frequência, os motoristas também devem limpar a parte debaixo dos modelos, incluindo a parte de suspensão. Essa parte pode acumular pequenos detritos e muita sujeira, por isso merecem tomar um banho caprichado. Para ser mais cuidadoso, o ideal é que após a lavagem, o condutor também lubrifique essas peças em um centro especializado.
Olha os sinais
Se o modelo apresentar problemas como: desgaste anormal ou desproporcional de um pneu, direção instável, monobloco rachado e molas danificadas, é hora de o carro ter sua suspensão revisada. Isso serve para que o automóvel continue trazendo segurança tanto aos seus passageiros quanto ao trânsito ao seu redor.
O que você achou dessas dicas? Tem alguma dúvida de manutenção? Conte nos comentários
>>Saiba como cuidar do motor do seu carro