O motor dos carros é composto por inúmeras peças e a junta do cabeçote é uma delas. Esse componente consegue deixar separados o líquido de arrefecimento, óleo e os gases provenientes da combustão. A peça fica localizada entre o bloco do motor e o cabeçote. Por mais preparada que ela seja para suportar altas temperaturas e a pressão do propulsor, é uma peça que demanda uma série de cuidados e conheça nesse tutorial como fazê-los corretamente.
Olha o óleo
O óleo é importante para lubrificar todas as peças e os espaços do motor. Desse modo, caso o motorista precise realizar sua troca ou substituição, ele pode consultar o manual de proprietário do veículo. Por lá, a montadora recomenda o tipo específico desse produto para o devido modelo estacionado na sua garagem.
Nada de surpresa
Acelerar e frear bruscamente não são atividades recomendadas por mecânicos. Realizar essas manobras podem tanto causar danos nas peças, como na junta do cabeçote, quanto causar um possível acidente na pista. Por isso, o condutor precisa ter calma e cautela toda vez que pega o carro para dar um passeio.
Cuidado com o arrefecimento
A parte de arrefecimento tem sua importância para o funcionamento correto do motor. Sua função é equilibrar a temperatura ideal para que os propulsores funcionem perfeitamente. Então, o motorista precisa estar atento aos componentes dessa parte, já que ele tem uma importância vital para o modelo. Caso o sistema de arrefecimento apresente algum problema, uma visita ao mecânico é bem-vinda.
Atenção aos sinais
Como a junta do cabeçote tem um trabalho bem árduo, quando ela está com algum problema, é normal enviar alguns sinais ao motorista. Assim, quando o veículo tiver perda de potência em determinadas situações, fumaça sendo expelida do motor, superaquecimento e qualquer tipo de vazamentos é a hora de consultar um mecânico para ver qual é o problema.
Você sabia desses cuidados com essa peça? Tem alguma dúvida de manutenção? Conte nos comentários
>>Aprenda a cuidar corretamente das rodas dos carros
>>Saiba como cuidar da bomba de combustível dos carros
>>BYD Song Plus e a saga dos 1.000 km com um tanque | Avaliação