Antigamente este era um item de luxo, já hoje, o ar-condicionado é um equipamento essencial nos carros. Seu principal objetivo é refrescar toda a cabine dos automóveis de uma maneira simples e mais rápida, em comparação com andar com as janelas abertas. Conheça neste tutorial como cuidar corretamente deste sistema refrescante.
Desligá-lo antes de tudo
O recomendado é que antes de dar a partida em seu veículo, o motorista confira se o sistema de ar-condicionado está desligado. O motivo é bem simples: caso este conjunto esteja ligado, a bateria do carro terá um grande desgaste para ligar tudo de uma vez e isso acaba por sobrecarregá-la sem necessidade.
Cuidado com o filtro de pólen
Este filtro é quem bloqueia a entrada de resíduos e odores desagradáveis no ar que irá circular no automóvel. Se ele estiver sujo, perderá consideravelmente sua eficiência, prejudicando todo o funcionamento do sistema e trazendo um desgaste desnecessário. Dessa forma, faça a troca com frequência deste filtro e garanta um ar de qualidade na cabine.
Nem um cigarrinho
Fumar já é um ato que espalha uma fumaça com e fazer isso num carro com vidros fechados e ar-condicionado ligado é uma tarefa quase impossível. Não é recomendado realizar tal atitude, pois além de prejudicar a saúde dos passageiros, a fumaça expelida pelo cigarro entra no sistema de refrigeração e pode até deteriorar outras peças importantes.
Recircular o ar
Quando o motorista aciona este botão, ele busca baixar a temperatura interna de forma mais rápida com a recirculação do ar. O sistema pode sim ser usado, mas com cuidado. Pois, caso seja muito acionado, ele se torna prejudicial à saúde dos ocupantes e também impede que o ar circulatório da cabine seja renovado.
Você sabia de todos esses cuidados que o ar-condicionado exige? Tem alguma dúvida sobre manutenção? Conte nos comentários
>>Qual carro tem o melhor nome dentre os vendidos no Brasil?
>>GWM Ora 03 GT acirra disputa com BYD Dolphin | Impressões
>>Isuzu D-Max ganha retoques para rivalizar com Hilux e rivais