O fracasso do Chevrolet Onix na China cobrou seu preço mais uma vez. Além de ter descontinuado por lá o sedã mais vendido do Brasil, a GM também cancelou a produção do Buick Excelle. E se esse nome não parece significar muito para você, saiba que esse era para ter sido o novo Opel Corsa, se não fosse pela Peugeot.
Quando o projeto do de sexta geração estava em andamento, começaram as negociações entre GM e PSA para venda da Opel e da Vauxhall ao grupo francês. As marcas já haviam trabalhado juntas no desenvolvimento dos SUVs Grandland e Crossland, que usam base de Peugeot 3008 e 2008, respectivamente.
Contudo, a transferência da Opel para a PSA, hoje Stellantis, fez com que o projeto da nova geração do Corsa com elementos General Motors fosse descartada. O modelo seria construído sobre a plataforma GEM do Chevrolet Onix e marcaria, inclusive, o retorno da versão sedã à Europa.
Corsa renascido
Para não descartar totalmente o projeto, a GM lançou o que seria a sexta geração do Corsa como Buick Excelle na China. O nome foi herdado de um modelo rebatizado da Daewoo que foi vendido por lá até 2016. Na nova geração, o Excelle trazia faróis e grade frontal com desenho típico da Opel, mostrando que nada mudou do que seria o Corsa.
As linhas típicas de Opel também apareciam no desenho das lanternas traseiras, alinhados com os então atuais modelos da marca. Por dentro ele trazia central multimídia igual à do Onix, mas sem ser flutuante. Já o painel de instrumentos foi herdado do Equinox, visto que a Buick se situa acima da Chevrolet na China.
O curioso, no entanto, é que alguns componentes, que foram parar no Opel Corsa baseado no Peugeot 208, estão presentes no Buick Excelle. Exemplo disso é o volante e a haste de seta, que são exatamente os mesmos nos dois modelos. Os comandos de ar-condicionado e maçaneta também são compartilhados.
Corações distintos
Contudo, Opel Corsa e Buick Excelle não usam mesma plataforma ou motores. Vale lembrar que a nova geração do compacto europeu tem plataforma de Peugeot 208 e Citroën C3, a CMP. Além disso, só usa motores de origem PSA, como o 1.2 PureTech em versões turbo e aspirada, além de uma variante elétrica.
O Buick Excelle foi vendido na China só com motor 1.3 três cilindros a gasolina com 107 cv e 14 kgfm de torque. Era o mesmo que aparecia nas versões de entrada do Chevrolet Onix na China. O câmbio podia ser manual de seis marchas ou automático do tipo CVT. Morreu recentemente, enterrado junto do Onix chinês – ambos enormes fracassos de venda.
Acha que o Corsa deveria ter sido lançado com esse visual da GM? Conte nos comentários.
.
>>Livre da Chevrolet, Corsa tem nova geração garantida na Stellantis
>>Novo Corsa fica melhor e deixa fãs brasileiros ainda mais órfãos