O verão brasileiro começa em dezembro e segue durante os três primeiros meses do ano seguinte. É nessa época em que mais acontecem as chuvas torrenciais, como as que acometem o Sul do Brasil atualmente e causam enchentes e mais estragos. Para evitar possíveis problemas com seu carro, confira algumas dicas nessa lista.
Vale sempre ressaltar que ao começar uma chuva muito forte, é recomendado que o motorista pare em um lugar alto e espere o volume de água diminuir. Além de maior segurança, ele pode trafegar tranquilamente e seguir normalmente seu trajeto. Anote as dicas e boa leitura.
Atenção na velocidade
Uma das primeiras recomendações é: cuidado com o pé no acelerador. Assim que a chuva engrossar, o motorista deve diminuir sua velocidade. Aqui, o ideal é que ele utilize entre a 1ª e 2ª marcha. Desse modo, o automóvel tem mais resistência para enfrentar as correntezas.
Vá para o alto
Encontrar um ponto alto e estacionar seu carro nele, pode te ajudar a fugir com um pouco mais de tranquilidade das enchentes. Assim, além de deixar o motorista em uma posição melhor, para ver como está a situação da via, ainda deixa seu modelo em um ambiente mais seguro.
Não deixa o carro parar
Essa dica é igual a música da Alcione: “não deixe o samba morrer”. O samba, no caso, é o carro. Se o motorista for insistente ou tiver que enfrentar a enchente, o ideal é utilize marchas mais baixas e deixe o motor em rotação constante. Isso faz com que o risco do propulsor aspirar a água diminua e seus pneus ficam aderentes.
Tome um calmante
Uma das prioridades de se encontrar com um local alagado e você estiver de carro é manter a calma. Não adianta apavorar e começar a acelerar o modelo, fazer isso pode piorar sua situação. O ideal é manter a calma, analisar a situação e tentar encontrar uma saída. Lembre-se: antes de salvar seu automóvel, você também precisa de segurança.
Desligue o que puder
Ao enfrentar uma enchente com seu carro, assim que encontrar lugares com bastante água acumulada, o ideal é que o condutor desligue os componentes elétricos, entre eles o ar-condicionado. Tomar essa atitude previne que a água entre no motor e o problema seja ainda maior.
Você já enfrentou uma enchente? Conte nos comentários
>> Que marca deveria vender carros no Brasil? | Pergunta da Semana
>> Ford cogita ressuscitar carros como Ka, Fiesta e Focus
>> China enfrenta excesso de marcas e carros