Quem tem um carro, seja alugado ou próprio, precisa fazer a manutenção correta de todos os componentes e um dos pontos mais temidos, é a famosa troca de pneus do carro. Em grande parte se deve ao medo dos motoristas em realizar a troca errada e também por todos os que se deve ter neste momento. Confira neste tutorial, como trocar corretamente os pneus do seu carro.
1. Parar o carro em lugar seguro e colocar o triângulo, para sinalizar a via atrás do carro estacionado
Em primeiro lugar, assim que qualquer roda estiver com o pneu furado, você deve encostar o veículo em um local seguro, seja para a parada, quanto para sua descida. Dessa forma, acidentes são evitados e o motorista poderá ver melhor qual o problema com seu carro. Outra medida necessária é a sinalizar com o triângulo os motoristas que estão trafegando na via.
2. Encontrar o macaco, estepe e a chave de roda
Logo após a parada, o motorista precisa colocar ao lado do carro os equipamentos necessários para a troca do pneu. Então, é neste momento que ele pede aos passageiros para descerem e também procura pelo estepe e o kit de reparação.
3. Afrouxar os parafusos da roda com o pneu furado, e em seguida com o macaco, levantar o carro
Depois que o carro está vazio, é a hora de afrouxar todos os parafusos. Assim que eles estiverem mais soltos, e com a ajuda do macaco, o carro deve subir alguns centímetros. Importante lembrar: existe na carroceria um local correto para que o macaco seja instalado, ele pode ser consultado no manual de instruções. Uma dica aqui é colocar o estepe próximo da carroceria, assim, ele servirá de calço e ainda te protege.
4. Com todos os parafusos já soltos, retire a roda que está ruim e substitua pelo estepe
Um conselho valioso é colocar os parafusos próximos, para evitar outros problemas e também deixar o pneu furado como apoio, após a roda com o pneu novo ser colocada no eixo.
5. Aperte todos os parafusos da roda nova
Com a roda nova já instalada, o motorista precisa apertar as porcas com suas mãos. O ideal é usar a chave de boca para depois apertar as porcas em formato de cruz. Esse método serve para fixar melhor a roda. Além disso, previne um possível empenamento, causado pela pressão desigual das porcas.
6. Desça o carro lentamente com o macaco
Com cuidado, o motorista deve tirar o pneu furado da parte debaixo do veículo e precisa descê-lo lentamente até o chão. Quando o modelo já estiver no assoalho, é a hora de apertar pela última vez, e com cuidado, as porcas.
7. Guarde a roda com o pneu furado e todos os demais equipamentos e com atenção volte para a via e siga sua viagem
Já que a troca dos pneus foi realizada com cautela, o motorista precisa guardar o que está furado e os equipamentos e assim seguir sua viagem. Vale lembrar que, a maioria dos carros conta com estepe de uso temporário. Ou seja, assim que chegar ao seu destino, o recomendado é procurar um serviço de borracheiro e arrumar a roda original.
Você já passou pela experiência da troca repentina dos pneus? Conte nos comentários
>>Rodízio de pneus: como fazer?