Tido como o coração dos carros, o motor é o principal componente dos automóveis. Eles podem ser potentes, econômicos, tecnológicos, entre outros. Os motores possuem diversas peças, as quais ajudam no seu perfeito funcionamento. Além disso, eles precisam de atenção e alguns cuidados especiais para não trazerem grandes problemas aos motoristas. Confira neste tutorial como cuidar do motor do seu carro.
Atenção ao óleo
Com o intuito de funcionar corretamente, o motor precisa da lubrificação de um óleo específico. Esses lubrificantes servem para que toda a movimentação das peças seja correta. Ainda assim, os óleos ajudam muitas vezes na hora de tirar os resíduos que ficam espalhados. A troca de óleo é recomendada a cada seis meses ou o que estiver descrito no manual do automóvel.
De olho no sistema de arrefecimento
Todo este sistema cuida da parte do controle da temperatura dos propulsores dos veículos. O arrefecimento faz com que a circulação da água do radiador absorva o calor do motor e acabe por resfriá-lo. O nível desse líquido deve estar entre as médias máxima e mínima indicada na peça e não é recomendado usar água de torneira neste sistema, pois ela pode danificar todo o sistema.
Cuidar dos filtros
Eles atuam com o objetivo de impedir a entrada de impurezas na parte interna dos veículos. Dessa forma, eles precisam ser trocados com periodicidade. O filtro de óleo do motor precisa ser trocado junto com o novo lubrificante, para assim, o filtro conter apenas os resquícios do novo óleo.
Cuidado com a correia dentada
Transmitir a vibração entre as polias do virabrequim e do comando de válvulas e também a movimentação dos pistões é a função da correia dentada ou de distribuição. A montadora estipula a data em que ela deve ser trocada e como se trata de uma peça importante, sua substituição é necessária.
Olhar a mangueira
Fazer o transporte das substâncias entre os diversos componentes dos motores é a principal função das mangueiras. Como são feitas de borrachas, elas podem tanto se desgastar com o tempo quanto com entupir com a quantidade de substância que circula. O ideal é que elas sejam trocadas a cada 5 anos.
Abastecer com confiança
Tanto para a Agência Nacional do Petróleo, quanto para mecânicos, o recomendado é que os motoristas coloquem combustíveis de postos confiáveis. Desse modo, o combustível não trará grandes problemas aos carros. Uma dica dada pela ANP, é utilizar a gasolina aditivada, pois ela ajuda na limpeza de todo esse sistema de propulsão do carro.
Você sabia que o motor do carro requeria tantos cuidados? Tem alguma dúvida de manutenção dos veículos? Conte nos comentários
>>Saiba como cuidar dos faróis do seu carro