Apesar de já estar presente no Brasil com ônibus elétricos produzidos em Campinas, interior de São Paulo, além de diversas soluções de eletrificação e máscaras para a pandemia, a tem uma longa relativamente recente na China. Presente há quase três décadas, a marca chinesa é uma das mais preocupadas com identidade visual e em criar modelos únicos.
Contudo, seu passado a condena. Tal qual a gigantesca maioria das marcas chinesas, ela copiou alguns carros internacionais. Só que alguns deles permanecem em linha, como é o caso de três clones do Toyota Corolla e de uma cópia quase fiel do Ford EcoSport.
BYD Corolla
A situação mais emblemática é a do Toyota Corolla, especificamente da nona geração, carinhosamente conhecida como Corolla Brad no Brasil. Em 2005, a BYD lançou o F3 que é indiscutivelmente um clone do sedã japonês. Os faróis mudam levemente, o interior é idêntico, mas a traseira tem lá suas diferenciações.
Ele ganhou uma versão hatch em 2007 e que durou até 2014. Como sedã, ganhou uma reestilização em 2014 e outra em 2020. Contudo, a BYD ainda mantém em linha o F3 original de 2005 para vendas diretas e taxistas. Enquanto o modelo reestilizado de 2020 segue para o publico comum, ainda que tente extensivamente esconder que é um Corolla.
Contudo, esses dois não são os únicos Corolla na gama de modelos da BYD. Ela ainda tem o Qin. Lançado em 2014, ele já foi reestilizado duas vezes desde então, uma em 2017 e outra agora em 2019. Essa última mudança visual esconde fortemente que ele já foi um clone do Corolla, mas basta olhar a lateral que as linhas de 2001 ainda estão lá.
Ele adorou a linguagem visual mais recente da BYD que está presente no SUV Tan e no sedã Han. Se não fosse por sua lateral datada, passaria despercebido como um carro bastante moderno e lançado recentemente. Ele é a porta de entrada da família Qin, que ainda tem os modelos Qin Plus (que será vendido no Brasil) e Qin Pro – esses totalmente inéditos e longe de ser um Corolla.
BYD EcoSport
Quando a BYD resolveu entrar no mercado de SUVs compactos, ela não hesitou e copiou descaradamente o Ford EcoSport. Basta olhar para as linhas básicas do Yuan lançado em 2016 que fica evidente a inspiração. A lateral é idêntica à do EcoSport, mas a traseira é que fica mais evidente com as lanternas espichadas com maçaneta camuflada e estepe pendurado.
Antes da reestilização, a dianteira tinha também elementos do BMW i3. Mas após as mudanças feitas em 2018 ele ganhou personalidade própria – ao menos parte frontal. Ao contrário do EcoSport, porém, o BYD tem versão 100% elétrica ou híbrida. Além disso, ele seguirá em produção por mais tempo, enquanto o Ford deve morrer ainda em 2022.
>>Novo Toyota Corolla reestilizado será revelado ainda em 2022
>>Flagra: BYD testa rival do Corolla que faz 1.000 km com um tanque
>>Toyota faz gambiarra que tenta esconder escape do Corolla Cross 2023