O Citroën C3 foi eleito o melhor carro urbano do mundo nesta semana. A premiação World Car Awards existe há 20 anos e conta com diversas categorias para escolher os melhores modelos do planeta. O júri é formado por jornalistas de todo o planeta, que votam em seus modelos favoritos.
Para vencer, o C3 precisou superar dois rivais de peso. O Volkswagen Nivus/Taigo ficou em terceiro, enquanto que o ORA Funky Cat, da GMW, ficou em segundo. Mesmo sendo de categorias diferentes, os modelos se enquadram nos requisitos, que exigem que os carros avaliados tenham até 4,25 m de comprimento.
Paralelamente a este prêmio internacional, a Citroën celebra também o sucesso do modelo no Brasil. Desde que foi lançado, em agosto, o modelo já teve 15 mil unidades vendidas. Com isso, a participação da marca aumentou consideravelmente, com crescimento de 53% nas vendas no mês de março.
Novo Citroën C3 Aircross
E este crescimento da marca deve aumentar nos próximos meses. Afinal, o novo Citroën C3 Aircross está perto do lançamento, já que será apresentado para o mercado brasileiro no próximo dia 27. O SUV será o primeiro modelo derivado do C3, e vai oferecer uma carroceria de 7 lugares para brigar com a envelhecida Chevrolet Spin.
O visual deverá ser bastante semelhante com o do C3, parecendo uma versão alongada do hatch. Porém, o porte será maior, para comportar os lugares a mais. Por conta disso, o futuro modelo deve ser equipado apenas com o motor 1.6 aspirado de 120 cv e 15,7 kgfm de torque, já que não faz sentido um veículo familiar de sete lugares ter um motor 1.0 sem turbo debaixo do capô.
Dessa forma, a gama da marca francesa vai ser bastante ampliada no Brasil. Afinal, até o primeiro semestre de 2022, apenas o C4 Cactus era vendido pela empresa. Ou seja, em menos de um ano, a montadora vai triplicar o seu portfólio no país.
>> Flagra: Citroën C3 Aircross será lançado em 27 de abril
>> Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e RAM terão híbridos a etanol no Brasil
>> Polo, T-Cross e Nivus dependem do Brasil para ter uma nova geração