Na última rodada de testes, o Latin NCAP revelou que o Citroën C3 zerou no teste. Descrito pelo órgão como decepcionante e vergonhoso, o compacto da Stellantis não é o único que tem uma nota complicada para se envergonhar. Até hoje, foram 15 carros que tiraram zero no seguindo os novos protocolos.
Se considerarmos todos os testes feitos pelo Latin NCAP desde 2010, foram 37 carros que tiraram zero no teste. Contudo, os protocolos foram alterados ao longo do tempo. A última mudança, feita em 2020, unificou a classificação em estrelas para refletir a pontuação total do carro. E é desse grupo pós 2020 que vem o zero do Citroën C3 e de outros 14 carros.
Cota brasileira
De todos os 15 carros, apenas oito são ou foram vendidos no Brasil. Assim temos Citroën C3, Kia Sportage, Fiat Cronos, Fiat Argo, Ford Ka, Ford Ka Sedan, Hyundai HB20, JAC E-JS1 e Renault Duster entre os carros nota zero no Latin NCAP. De todos eles, Ka e Ka Sedan já saíram de linha, enquanto o Hyundai HB20 passou por mudanças e ganhou mais itens que elevaram sua nota.
Já Fiat Cronos, Fiat Argo, JAC E-JS1, Kia Sportage e Renault Duster, que foram testados há um certo tempo, segue idênticos aos modelos avaliados pelo Latin NCAP. Ou seja, são modelos zero estrelas e que seguem à venda no Brasil com nota baixa. Em todas as ocasiões, o Latin NCAP emitiu comunicados recomendando que esses carros saíssem de linha.
Do restante dos carros que passaram vergonha no Latin NCAP, temos uma infinidade de modelos que nunca foram vendidos por aqui. Entre eles está a caminhonete Wingle 5 da GWM, o Hyundai Tucson de quarta geração que é prometido para o nosso mercado para breve. Há ainda modelos como Hyundai Accent, Kia Picanto, Suzuki Swift e Suzuki Baleno.
Outro lado da moeda
Apesar dos problemas com carros zero estrelas no Latin NCAP, também temos modelos com pontuação alta. Considerando somente os testes feitos a partir de 2020 com o novo protocolo mais rígido, temos apenas oito modelos. Sendo que, desses, apenas três não são comercializados no Brasil.
Na lista cinco estrelas temos Chevrolet Tracker, Nissan Qashqai, Mitsubishi Outlander, Toyota Corolla, Volkswagen Taigun, Volkswagen Virtus, Volkswagen Nivus e Volkswagen Taos. Desses, só Qashqai, Outlander e Taigun não são vendidos no Brasil. Vale lembrar que o Taigun é o nome do T-Cross em alguns mercados.
>>Citroën C3 tira zero no Latin NPCAP e é chamado de vergonhoso