Quase que simultaneamente à revelação do novo Chevrolet Blazer elétrico nos EUA, a General Motors do Brasil anunciou como será o nosso futuro eletrificado. Para o nosso país, a GM anunciou três novos SUVs elétricos e sinaliza intenções de fabricar carros elétricos no Brasil em uma de suas três fábricas aqui presentes.
Como todas as marcas do grupo General Motors passarão a vender exclusivamente carros elétricos a partir de 2035, o Brasil também entrará nessa rota. Isso significa que a próxima geração de Onix, Onix Plus, Tracker, S10, Spin, Trailblazer será a última com motor a combustão.
A ainda não lançada Montana também poderá ter mais uma geração a combustão antes de se voltar totalmente à eletricidade. Mas é mais provável que essa sua terceira encarnação, agora maior e rival da Fiat Toro, seja a última a queimar combustível. E como o Brasil é o segundo maior mercado da Chevrolet no mundo, temos prioridade.
“A GM tem o compromisso de liderar o processo de eletrificação na América do Sul”, declara Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.
SUVs elétricos da Chevrolet
Para o reforço elétrico, a GM anunciou o lançamento de quatro carros. Primeiro reconfirmou que o Bolt chegará em breve ao Brasil, apesar de ter sido prometido no ano passado. Ele será acompanhado de seu irmão SUV, o Bolt EUV. Ele começa a ser vendido na Colômbia no 2º semestre desse ano, enquanto o Brasil receberá o modelo em 2023.
Baseado no Bolt padrão, o EUV tem dianteira mais alta e robusta, traseira com visual diferenciado, carroceria mais alta e para-lamas alargados com plásticos pretos. São 204 cv e 36,7 kgfm de torque que levam o SUV compacto elétrico aos 100 km/h em 7 segundos. A autonomia é de 416 km.
Em 2024 teremos mais dois modelos, que inclusive não foram lançados nos EUA ainda: Blazer EV e Equinox EX. Os irmãos complementarão a linha de SUVs elétricos da Chevrolet no Brasil e conviverão com seus parentes de mesmo nome e motor a combustão. O Equinox EV deve chegar no começo do ano, enquanto o Blazer EV fica para perto do natal.
A Chevrolet não revelou detalhes mecânicos sobre os dois modelos, mas o Blazer EV terá uma versão esportiva SS. Será o primeiro modelo elétrico da marca americana a usar a sigla do Camaro V8 (mas já profanada no passado em uma Meriva). O estilo é parecido entre eles, com grade iluminada, carroceria baixa e musculosa – mas o Blazer é mais quadrado e parrudo.
>>Chevrolet Onix LT 1.0: popular não é mais como antigamente | Avaliação
>>Novo Chevrolet Monza 2023 vaza: bom substituto para o Cruze?
>>Chevrolet Equinox RS é o SUV com jeitão americano | Impressões