O Chevrolet Bolt EUV foi lançado no Brasil chamando atenção por duas coisas. A primeira é que o modelo já tem data para sair de linha, e a outra é que mesmo assim ele acaba de quebrar um recorde de autonomia para veículos elétricos, chegando a 901,8 km percorridos com somente uma carga das baterias.
O recorde do Chevrolet Bolt
Vale lembrar que a montadora já tinha no Brasil o Chevrolet Bolt EV (Electric Vehicle) há alguns anos, mas lançou recentemente em nosso mercado o Bolt EUV, que nada mais é que uma versão SUV do modelo totalmente elétrico.
Para marcar seu lançamento em nosso país, ainda que já tenha data para ser descontinuado, a marca resolveu se empenhar para quebrar um recorde de autonomia. Para isso foi utilizado o campo de provas da GM (General Motors) em Indaiatuba, no estado de São Paulo.
Depois de uma longa jornada de 28 horas e 30 minutos, ou seja, mais de um dia inteiro em testes, o recorde global de autonomia foi finalmente estabelecido. O Chevrolet Bolt EUV percorreu 901,8 km com somente uma carga completa de seu conjunto de baterias.
Recordista, mas em condições bem específicas
Infelizmente, no dia a dia com certeza não é fácil conseguir uma autonomia de quase 1.000 km em um modelo 100% elétrico. Para isso a aplicou diversas condições específicas, além de ter realizado o teste em um campo de provas fechado.
O Bolt EUV percorreu em um circuito redondo de 4,3 km, que é conhecido como reta infinita. A média de velocidade foi definida em apenas 35 km/h, onde a montadora de origem americana diz que há o melhor aproveitamento de energia no caso desse modelo.
O teste não teve interrupções durante sua duração acima das 28 horas, com paradas somente para a troca de motoristas. Cerca de 70 pessoas participaram desse feito, inclusive jornalistas automotivos. Todos eles foram instruídos pela Chevrolet a não utilizarem nenhum recurso adicional de comodidade, como o ar-condicionado e a ventilação dos bancos.
Isso acontece, pois, a autonomia de carros elétricos é potencialmente prejudicada quando esses itens estão em funcionamento. De acordo com a montadora, os motoristas também foram orientados a evitarem acelerações ou frenagens bruscas, sempre com a intenção de aumentar a autonomia disponível.
O conjunto mecânico
O SUV elétrico recordista possui baterias com capacidade de 66 kWh, trazendo uma autonomia declarada de 456 km no ciclo de testes europeu, o WLTP. Isso significa que essa distância oficial foi praticamente dobrada nesse recorde mundial.
Seu motor elétrico rende uma potência de 204 cv, com torque de 36,7 kgfm. São bons números, mas que com certeza nem foram utilizados durante o recorde, afinal, a velocidade média foi bem baixa. Vale lembrar também que a auditoria desse desafio foi realizada pelo Instituto Mauá.
>> Estratégia da Chevrolet com Bolt EUV não faz sentido
>> Chevrolet Blazer e Equinox elétricos no Brasil só em 2024
>> Chevrolet Cruze já tem data para sair de linha definitivamente