Toda a parte de suspensão dos carros é composta por diversos componentes, entre eles os amortecedores. Essas peças foram criadas para trabalhar em conjunto com as molas. Dessa forma, sua função é absorver os impactos que o modelo sofre ao trafegar pelas vias. Assim como o cuidado é necessário, essas peças também precisam ser trocadas por novas.
Mesmo com os amortecedores novos instalados, os carros podem emitir alguns barulhos durante os trajetos. Caso isso aconteça com frequência, o condutor precisa visitar com urgência uma oficina mecânica para ter o diagnóstico correto e fazer a ação necessária. Conheça algumas causas de ruídos nessas peças novas.
Cuidado geral
Caso o motorista precise realizar a troca dos amortecedores do seu carro por novas peças, é seu dever inspecionar todas as partes do conjunto de suspensão. Afinal de contas, todos esses componentes trabalham em conjunto e também precisam ser sempre monitorados.
Atenção na fixação
A fixação de todas as peças precisa estar correta, então não basta apenas olhar, é necessário verificar a fundo toda esta questão. Um pivô ou bucha que não estiverem fixados corretamente, podem causar problemas a médio prazo. Desse modo, o motorista deve usar porcas e parafusos novos e verificar os pontos de fixação, toda vez que trocar um amortecedor velho por um novo.
Vai com calma
Durante a substituição dos amortecedores, pode acontecer de haver danos em outras peças. Apertar demais ou ficar reapertando pode estragar um componente. Caso as porcas e os parafusos não estiverem mais com o torque original de fábrica, eles devem ser trocados de imediato. Se o motorista fizer a troca do amortecedor e das demais peças e ouvir um barulho estranho em uma via de piso irregular, é bom checar como está o coxim de fixação superior. Já se o ruído surgir quando o carro faz uma curva, é necessário verificar o estado do conjunto de rolamento superior.
Você já trocou os amortecedores do seu carro? Tem alguma dúvida de manutenção? Conte nos comentários
>>BMW R 18 ganha customização exclusiva
>>Omoda e Jaecoo querem fábrica abandonada pela CAOA Chery
>>Nissan reforça produção do Kicks no Brasil e aumenta suspeitas