O , faltando a apuração de vendas de dezembro. Contudo, alguns carros podem se dar ao luxo de ignorar totalmente qualquer acontecimento em suas categorias e cantar vitória antes da hora. Quer seja por serem líderes absolutos ou por terem rivais muito distantes no ranking. Conheça agora esses modelos.
Fiat
Antes de falar dos carros em si, a Fiat já pode declarar o ano de 2023 como vencido em novembro. Segundo dados da , foram 428.712 unidades vendidas até novembro, contra 301.428 unidades da segunda colocada, a Volkswagen. A alemã ainda precisa abrir os olhos porque a Chevrolet com 295.615 unidades pode virar o jogo antes da virada.
Fiat Strada
Além da liderança total entre as marcas, a Fiat Strada também pode comemorar antecipadamente a vitória do ano. Com 110.028 unidades acumuladas até novembro, ela viu o Volkswagen Polo crescer nos últimos meses, mas não o suficiente para passá-la em um mês. Afinal, o hatch alemão precisaria vender 16.782 unidades e a Strada zerar as vendas em dezembro para que isso ocorra.
BYD Dolphin
Mesmo tendo começado suas vendas no meio do ano, o já tem 4.561 unidades acumuladas até novembro, tornando impossível que outro elétrico o ultrapasse antes da virada. Além disso, ele é o único dos carros elétricos à venda no Brasil a emplacar mais de 1.000 unidades por mês. Ele até passou o Toyota Yaris em novembro.
Chevrolet Onix Plus
Com 24.093 unidades de diferença para o segundo colocado, o Fiat Cronos, o Chevrolet Onix Plus passará mais um ano como o sedã mais vendido do Brasil. Apesar de ter perdido seu posto nas vendas de novembro para o modelo da Fiat, o Onix Plus é o preferido dos brasileiros que precisam de mais porta-malas há uns bons anos.
Toyota Corolla
Com mais de 80% do segmento, o Toyota Corolla é um campeão absoluto e inegável. Foram 38.876 unidades vendidas de janeiro a novembro. O segundo colocado, o Nissan Sentra, praticamente tem 10% das vendas do Corolla no mesmo período? 3.762 unidades. Essa é a categoria em que a liderança se definiu praticamente em fevereiro.
Porsche 911
Mesmo com uma boa quantidade de esportivos disponíveis atualmente no Brasil, o consegue dominar a categoria sem dificuldades. O alemão tem 939 unidades acumuladas no ano contra 344 unidades do Ford Mustang, o segundo colocado. Nos últimos anos, as vendas dos Porsche tem subido bem no Brasil.
Volkswagen T-Cross
A categoria mais disputada do mercado brasileiro já tem um vencedor antes da virada do ano. O Volkswagen T-Cross acumulou 64.650 unidades no ano, contra 59.877 unidades do segundo colocado, o Chevrolet Tracker. O interessante do T-Cross é que constantemente ele perde a primeira posição no mês, mas há períodos em que ele dispara.
Fiat Toro
Repetindo a dose com a Strada, a Fiat será a rainha também entre as caminhonetes intermediárias. Com 46.597 unidades comercializadas, a Toro está bem longe de sua rival seguinte, a Chevrolet Montana com 27.530 unidades. Em 2024, sua vida ficará mais difícil por conta do fogo amigo vindo da prima Ram Rampage.
Toyota Hilux
Enquanto a Toyota está com medo de perder a liderança na Argentina, aqui no Brasil ela pode ficar aliviada. Pois, com 41.856 unidades comercializadas, a Hilux tem vantagem larga na categoria. A segunda colocada, Chevrolet S10, tem 22.835 unidades vendidas e está em queda nos emplacamentos.
Qual desses carros da lista você teria? Conte nos comentários.
>>Terror da CAOA, Omoda e Jaecoo já venderam 134 mil carros
>>Os 5 carros mais superestimados do Brasil
>>Governo incentiva carros a combustão; Toyota, VW e GM são contra