Uma das maiores fabricantes do mundo, a tem uma vastidão de modelos mundo afora. Só na China ela tem 15 sedãs e 23 SUVs diferentes. Mas entre tantos carros que não temos no Brasil, alguns se destacam. Por isso, reunimos aqui cinco Volkswagen diferentes que gostaríamos que fossem vendidos por aqui.
Golf R
Se o Golf GTI com seus 220 cv já era divertido quando vendido no Brasil, já imaginou uma versão ainda mais forte, com tração integral e visual anabolizado? O Golf R de oitava geração é o pináculo dos hatches da Volkswagen com seus 320 cv e 42,8 kgfm de torque controlados por uma transmissão manual de seis marchas ou dupla embreagem com sete marchas.
É um Volkswagen que dá trabalho para versões apimentadas de modelos da Audi, Mercedes-Benz e BMW. Em relação ao Golf GTI, o R traz para-choques mais esportivos, saída quadrupla de escape na traseira, rodas maiores e aerofólio destacado. Mas a tração nas quatro rodas com direito a modo drift que manda a força para a traseira é o seu charme.
Polo GTI
Podemos dizer que o Volkswagen Polo GTS brasileiro é só um aperitivo do potencial que o hatch compacto tem. Um dos carros mais divertidos de dirigir que os europeus tem acesso sem pagar muito, o Polo GTI traz motor 2.0 quatro cilindros turbo de 207 cv e 32,6 kgfm de torque. Um salto de 57 cv frente ao nosso GTS com o 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm.
O visual do nosso GTS é quase idêntico ao GTI europeu, salvo pelas lanternas traseiras que invadem a tampa do porta-malas. O interior também é diferente: como os europeus são mais ousados, o Polo GTI traz bancos xadrez e painel vermelho. Aqui no Brasil, a única vez que o Polo teve painel vermelho foi no pacote Beats oferecido por pouco tempo.
Talagon
Exclusivo da China, o Volkswagen Talagon só não é o maior entre todos os carros da Volkswagen no mundo por causa da Amarok. Mas é por pouco: o colosso de 5,15 m de comprimento só é 10 cm mais curto que a caminhonete feita na Argentina. Só que ele é mais largo: 2 m contra 1,94 m da Amarok.
Com porte de uma jamanta, o Volkswagen Talagon representa também o máximo de luxo da marca alemã. Traz configuração de seis lugares com dois bancos individuais ao centro com regulagem elétrica, massagem e resfriamento. Há opção de motor 2.5 V6 turbo a gasolina de 299 cv e 50,1 kgfm de torque, gerenciado pelo câmbio de dupla embreagem 7 marchas.
Arteon
Nivus e Arteon são, com certeza, os mais belos carros que a Volkswagen produz hoje no mundo. Sucessor do CC / Passat CC, o Arteon é Audi A5 das massas. O estilo cupê de quatro portas é mais ousado que o típico VW. Tanto que ele traz grade frontal superior unificada com a de baixo, algo que nenhum outro modelo faz. E há até uma belíssima perua.
A gama de motores é bem vasta, indo do 1.5 TSI quatro cilindros turbo de 150 cv, passando por duas verões do 2.0 TSI (190 cv e 280 cv) e por quarto opções de diesel, todas baseadas no 2.0 TDI (150 cv, 190 cv, 200 cv e 240 cv). Mas o destaque atual vai para o conjunto híbrido com motor 1.4 TSI e um elétrico o qual entregam 215 cv.
ID.Buzz
De todos os carros da lista, o único que tem chance de ser vendido no Brasil é a . A Kombi elétrica, como a própria divisão brasileira chama o carro, já foi exibida por aqui para medir a reação dos consumidores e os resultados foram positivos. Com formato pão de forma e todo charme da Kombosa, a ID.Buzz é o único modelo elétrico da lista.
O motor elétrico traseiro rende 201 cv, sendo a Kombi mais potente da história. Contudo, a Volkswagen prepara uma versão GTX com mais de 300 cv e tração nas quatro rodas. Haverá também uma variante alongada da Kombi elétrica com sete lugares. Na Europa, versões de carga já cumprem as funções da Velha Senhora, menos a de levar pastel na feira.
>>5 tipos de carros que as marcas desistiram de fazer