Em breve, os carros da Tesla devem ganhar um importante recurso para evitar maiores problemas durante dias chuvosos. Afinal, quem já esqueceu uma janela aberta durante uma tempestade certamente não consegue apagar essa experiência da mente. Felizmente, a marca de elétricos parece comprometida a eliminar esse problema de seus carros.
Na realidade, quem respondeu o pedido feito por um usuário no Twitter foi o próprio Elon Musk, fundador da marca. O usuário Brandon (@brandonee916) pediu na rede social a adoção do recurso de fechamento automático dos vidros em caso de chuva e recebeu uma resposta positiva de Musk.
Curiosamente, outros usuários já haviam pedido a adoção de um sistema, mas apenas Brandon foi respondido por Musk. Acontece que ele, segundo o site Drive Tesla Canada, é proprietário de um modelo da Tesla e faz testes do sistema de condução autônoma completa da empresa. Dessa forma, pode ser que o pedido de Brandon tenha um peso maior nas decisões da empresa.
Por mais que a resposta de Musk tenha sido positiva, não existe nenhuma informação sobre quando o sistema será introduzido e quais serão os primeiros carros da Tesla que irão receber o modelo. Porém, como foi o próprio chefão que fez o comentário – mesmo sendo um simples “sure”, ou “claro” – não deve demorar tanto tempo para que o recurso seja adicionado.
Alternativas
Enquanto o sistema de detecção de chuva não é adicionado aos veículos da Tesla, é preciso recorrer a algumas configurações dos carros para evitar que o vidro fique aberto durante uma chuva. É possível ativar a função “Walk-Away Door Lock” em conjunto com a “Close Windows on Lock”.
Com essas funções, o carro vai travar automaticamente conforme o proprietário se afasta dele. De quebra, ainda vai fechar as janelas assim que o travamento for feito. Não chega a ser uma solução tão tecnológica quanto detectar as gotas de água e subir os vidros, mas ao menos impede que o interior do Tesla fique completamente encharcado pela distração de deixar os vidros abertos depois de estacionar o veículo.
>> Tesla pode lançar picape elétrica do tamanho da Toyota Hilux
>> Tesla compacto de R$ 120 mil pode nem ter volante e pedais
>> Elon Musk vem ao Brasil, mas não é para trazer a Tesla (infelizmente)