Junto do lançamento da série especial Founder’s Edition do Tiggo 8, a CAOA Chery fez um importante anúncio. A produção do sedã Arrizo 6 e do SUV compacto Tiggo 3X será interrompida no Brasil. Mas isso tem um bom motivo: a fábrica de Jacareí, interior de São Paulo, passará por renovações.
Sem revelar o montante investido, a CAOA Chery anunciou que a fábrica paulista passará por modernização com o objetivo de manter os planos de eletrificação da marca. Até o final de 2023, todos os produtos da marca terão algum tipo de eletrificação, quer seja híbrido leve, híbrido tradicional, híbrido plug-in ou elétrico.
Inclusive, a CAOA Chery pode ser a primeira marca a produzir um carro elétrico no Brasil – algo que nenhuma marca tentou até hoje. Nem mesmo a Renault que já faz o Kwid por aqui e poderia facilmente fabricar o , mas preferiu importá-lo da China.
Primeiro carro elétrico nacional?
Em seu comunicado, a CAOA Chery diz que a fábrica é “localizada em um ponto estratégico de São Paulo [e que] passará por mudanças para adequação dos processos produtivos que permitirão a introdução de novos produtos concebidos a partir de plataformas de última geração, equipados com propulsores híbridos ou 100% elétricos”.
As mudanças terão como inspiração as estratégias produtivas já adotadas pela CAOA em Anápolis, Goiás, onde os Tiggo 5X, 7 Pro e 8 dividem a linha de produção com os Hyundai New Tucson e HR. A fábrica de Goiás, inclusive, terá intensificação da produção e já prepara um lançamento para o segundo semestre desse ano, possivelmente o Tiggo 8 Plus que pode já estrear em versão híbrida.
Quando a fábrica de Jacareí retomar suas atividades, a planta poderia voltar com Arrizo 6 Pro e Tiggo 3X em linha, contudo informações obtidas pelo revelaram que o sedã passará a ser iportado da China e o SUV compacto morrerá com menos de um ano de mercado.
O Tiggo 2 já havia sido descontinuado na virada do ano por conta do Proconve L7 e o Arrizo 6 padrão havia perdido espaço para o modelo Pro e desparecido das revendas. Ambos ainda constam no site da marca, mas por resto de estoque. A dupla mais antiga, porém, deve desaparecer primeiro que o Tiggo 3X e que o Arrizo 6 Pro nacional, que ainda tem um estoque mais robusto.
>>CAOA Chery Arrizo 6 finalmente vende mais que o Honda Civic
>>Chery terá Arrizo 8 com tamanho de Ford Fusion. Será feito pela CAOA?
>>Chery Tiggo 8 Pro estreia mais potente que o VW Tiguan R-Line