O Semi, caminhão da Tesla, vai enfim ser lançado. Revelado em 2017, inicialmente a previsão era que o modelo passaria a ser vendido em 2019. Porém, atrasos impediram o lançamento do veículo autônomo até o momento. Mas a espera está próxima do fim, já que o CEO da empresa, Elon Musk, anunciou que o caminhão será lançado em 1º de dezembro deste ano.
Por meio de um tweet, Musk afirmou que as primeiras unidades do Tesla Semi serão entregues à Pepsi, que será a primeira companhia a utilizar os veículos. Neste primeiro momento, os caminhões vão para duas instalações da indústria de bebidas no estado da Califórnia, nos Estados Unidos.
Com visual futurista, o Semi conta com um conjunto elétrico bastante robusto. São três motores, cuja potência e torque não foram divulgados, mas a promessa da Tesla é que seu caminhão pode alcançar os 100 km/h em cerca de cinco segundos, quando não está carregado. Com uma carreta, o tempo é de 20 segundos.
A autonomia estimada é de cerca de 800 km, na versão com baterias maiores. Já o carregamento pode recuperar 650 km aproximadamente em apenas 30 minutos, no modo de carregamento rápido. De acordo com a fabricante, o custo para carregar o caminhão é quase 2,5 vezes mais barato do que o abastecimento com o diesel dos caminhões convencionais.
Por mais que a estreia do modelo esteja confirmada, ainda não se sabe quantos veículos serão entregues neste primeiro lote. Inicialmente, a Pepsi encomendou 100 unidades do caminhão, mas será preciso aguardar para sabermos quantos veículos serão entregues de fato.
>> Minicarro da GM vira monstro de 6 rodas com porta de Tesla
>> GMC Sierra HD mostra como luxo e brutalidade andam juntos
>> Custo para recarregar um carro elétrico aumentou 40% em 2022