O mês de setembro para o mercado automotivo chinês teve grandes reviravoltas e a BYD se sobressaiu em diversos aspectos. Quem também surpreendeu foras as montadoras japonesas Toyota e Honda com altas posições. Outro destaque, só que desta vez negativo, foi a queda no número de vendas dos carros da Tesla.
Aliás, o setor automotivo chinês comercializou 2,081 milhões de veículos, um expressivo aumento de 4,9% em relação ao mês de agosto, segundo a China Passenger Car Association. Uma das categorias que mais cresceu foi de automóveis elétricos e híbridos plug-in. Juntos, eles representaram cerca de 37% do total.
Somente nos 30 dias de setembro, a BYD acumulou 243.918 veículos vendidos em todo o território chinês e atingiu 11,72% de participação. Em segundo lugar, a Volkswagen vendeu 205.161 e teve 9,86%. No terceiro lugar, a Toyota comercializou 160.845 e chegou em 7,73%. Finalizando as cinco primeiras marcas, a Honda ficou em quarto lugar com 109.425 vendas e a Geely com 88.547 unidades vendidas.
Mercado de elétricos e híbridos é dominado pela BYD
Quando se analisa essas duas categorias juntas, a montadora do Dolphin teve participação de 26%. Surpreendentemente, na categoria de PHEV, os híbridos plug-in, a BYD atingiu 54% de participação. Na categoria de veículos 10%% elétricos, a fabricante chinesa comercializou 131.304 carros e ficou a frente da Aion, Tesla, Wuling e Volkswagen.
Quem não se deu bem no número de vendas, foi a Tesla. A marca que fazia suas entregas ao final de cada trimestre, optou por entregar as encomendas em agosto e viu seus números caírem 44% em setembro. Para amenizar a situação, ela conseguiu emplacar o carro elétrico mais vendido da China, que foi o Model Y. Ele superou por muito pouco o BYD Qin Plus e SUV Song Plus.
O que você achou dessa reviravolta da BYD? Teria ou tem um carro da marca na sua garagem? Conte nos comentários
>>Jaguar F-Type ganha mais uma edição de despedida
>>Flagra: Renault Kardian circula com camuflagem pesada no Brasil
>>Mini oferece Cooper SE elétrico por R$ 199.990 em promoção