O BYD Seagull deve ser o próximo lançamento da marca chinesa no Brasil. Cotado para ser o carro mais barato da fabricante por aqui, já que ele fica abaixo do Dolphin na China, o modelo tem conquistado o público em seu país natal, tendo vendas expressivas. E isso com apenas sete meses de mercado.
Neste curto espaço, o BYD Seagull já alcançou a marca impressionante de 200 mil unidades produzidas. Esse feito é um recorde para um carro de entrada e comprova a popularidade dos veículos elétricos no país asiático.
Somente em outubro, foram emplacadas 43.350 unidades do Seagull na China. Esse número garantiu ao modelo o título de carro elétrico mais vendido do país, superando não só outros modelos da própria BYD, mas também o Tesla Model Y. É importante ressaltar que a China é atualmente o maior mercado de veículos elétricos do mundo.
O BYD Seagull é um modelo compacto, posicionado abaixo do Dolphin. Com 3,78 metros de comprimento, 1,71 metro de largura e 1,54 metro de altura, ele apresenta dimensões similares às de um Renault Kwid.
Em termos de desempenho, o Seagull conta com um motor elétrico de 74 cv de potência e 13,7 kgfm de torque. Ele é alimentado pela bateria Blade da BYD, com capacidade de 30 kWh ou 38,8 kWh, o que proporciona um alcance de até 405 km pelo ciclo chinês. Sua velocidade máxima é de 130 km/h.
No interior, o BYD Seagull tem uma cabine moderna e minimalista, sem muitos botões. Ele apresenta um quadro de instrumentos totalmente digital e uma tela de 10,8 polegadas para a central multimídia.
Em relação à segurança, o Seagull oferece quatro airbags, controle de estabilidade e assistente de estacionamento. A versão mais equipada conta ainda com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem ativa de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito e alerta de saída de faixa.
Ainda está claro qual será a configuração escolhida para o Brasil. No entanto, o elétrico já está em fase de testes por aqui e seu lançamento está previsto para ocorrer até o começo de 2024. Ele chegará ao mercado brasileiro para competir com modelos como o Renault Kwid E-Tech, JAC e-JS1 e Caoa Chery iCar.
.
>> Novo GWM Tank 700 é um Classe G híbrido chinês
>> Qual carro tem a pior versão no Brasil? Pergunta da Semana
>> Camila Loures adora desfilar com SUVs mais caros do Brasil