BYD e podem entrar em uma pequena disputa muito em breve. Tudo porque a fabricante chinesa lançará um novo SUV baseado no Tan (vendido no Brasil) com um dos nomes mais icônicos da marca do Onix. Batizado de Corvette 07, o novo modelo faz parte da nova linhagem marítima da BYD.
Assim como uma marca de roupas que lança coleções, a BYD está seguindo a mesma estratégia com os carros. Depois da fase dinastia os quais pertencem carros como Tan, Han, Song e Qin, a BYD terá a fase marítima com nomes e visual inspirados em navios de guerra.
O primeiro foi o Destroyer 05 baseado no Qin Plus/Pro. Há também o sedã elétrico Seal com visual bem esportivo e porte intermediário entre o Destroyer 05 / Qin Plus e o Han. Mas a mais importante adição será BYD Corvette 07. Com entre-eixos de 2,82 m, 4,82 m de comprimento, 1,92 m de largura e 1,75 m de altura ele entregou que é baseado no Tan.
A ideia é a mesma por trás do Destroyer 05 ser relacionado ao Qin Plus: oferecer um mesmo carro com visual totalmente distinto e abordagens de mercado diferente. As medidas são praticamente idênticas às do Tan, com mesmo entre-eixos, mas diferenças que não passam de 3 cm nas demais regiões.
O Corvette da BYD, diferentemente do esportivo com mesmo nome vendido pela Chevrolet, terá motor híbrido. Trata-se do sistema DM-i que combina motor 1.5 turbo a um elétrico para fornecer consumo abaixo dos 50 km/l. Mas o que chama atenção é a aceleração de 0 a 100 km/h na casa dos 4,7 segundos – ao menos nisso BYD Corvette e Chevrolet Corvette se equiparam. A velocidade máxima será limitada a 180 km/h eletronicamente.
Tan com um tchan a mais
Vazado pelo ministério de patentes da China, o BYD Corvette 07 é substancialmente diferente do Tan e nada tem em de relação com o Chevrolet Corvette. A dianteira é mais alta, com grade frontal dominando boa parte da porção frontal. O nome BYD fica em meio a uma barra filetada e os faróis finos de LED se esticam até as laterais.
Para-lamas bem marcados fazem conjunto às maçanetas retráteis aerodinâmicas. Frisos pretos na coluna C ligam as janelas laterais com o vidro traseiro. Esse, por sua vez, tem aerofólio duplo como destaque esportivo. A traseira é limpa, com lanternas espichadas e conectadas, tampa traseira somente com um vinco e logos, já que a placa foi para o para-choque.
>>Great Wall e BYD registram novos carros híbridos no Brasil
>>BYD Qin Plus, que faz 142 km/l, será lançado no Brasil ainda em 2022
>>Clone do EcoSport e do Corolla “Brad” são vendidos pela BYD na China