Focada em expandir sua gama de modelos elétricos em todo o mundo, a BMW vai transformar seus carros movidos a gasolina ou diesel em veículos que consomem energia elétrica. Repetindo a estratégia feita com o X3, a BMW confirmou que X1 e Série 5 terão versões 100% elétricas, mas o portfólio pode ganhar ainda a companhia do Série 3.
A marca alemã tem como objetivo reduzir em 30% a emissão de CO² na atmosfera nos próximos dez anos. Para isso, projeta que dois terços de seus carros vendidos sejam totalmente elétricos, algo que representaria 4,7 milhões de carros entre BMW e Mini.
Seguindo a Peugeot
Para isso, a BMW repetirá a estratégia que a Peugeot tem demonstrado dar certo: oferecer versões diesel, gasolina, híbrida tradicional, híbrida plug-in e totalmente elétrica do mesmo carro.
Mesmo os modelos movidos a combustão terão algum tipo de ajuda eletrificada. A BMW desenvolve o sistema híbrido leve de 48 volts para ser compatível a todos os motores que estão em linha hoje e que ainda estarão presentes em seus modelos.
É uma maneira de reduzir consumo e emissões, ainda que o impacto seja menor, visto que o sistema híbrido leve substitui o alternador por um pequeno motor elétrico que não faz o carro se movimentar.
Os modelos esportivos, que são os que mais poluem, receberão auxilio híbrido para manter a potência elevada e a dinâmica esperada por um BMW M ou um Mini John Cooper Works. Porém a eletrificação garantirá que eles se mantenham dentro dos níveis máximos de emissão de carbono determinado na Europa.
Para a BMW, essa diversificação dará poder de escolha ao cliente, que terá um BMW independentemente da preferência de motorização que tenha. Prova disso, é que a marca confirmou que as próximas gerações do sedã grande Série 5 e do SUV compacto X1 terão ao menos uma opção de versão elétrica e uma híbrida (plug-in ou tradicional).
Passo além
Além desses modelos tradicionais e do iX3 já lançado, a BMW prepara também um SUV de porte médio-grande totalmente elétrico chamado de iNext, além da versão 100% elétrica do Série 4 Grand Coupé que será batizado como i4. O hatch compacto exótico i3 poderá ser substituído por uma versão elétrica do Série 1 ou ganhar uma nova geração.
Já o Série 3, modelo mais emblemático e importante da BMW, foi recentemente flagrado em testes na Europa em uma versão totalmente elétrica, que será oferecida ainda nessa geração do modelo. É bastante provável que o novo Série 3 elétrico apareça somente quando o sedã for reestilizado.
>>BMW trará X6 M ainda no terceiro trimestre
>>BMW M8 Gran Coupé Competition está em esquema de pré-venda