A BMW parece que quer que seus carros elétricos sejam modernos e ao mesmo tempo não desperdiçar nenhum tipo de energia, além dos freios regenerativos. Isso porque rumores confirmam que a marca estaria trabalhando em uma nova suspensão que poderá ser usada em seus carros elétricos. Esta traria uma tecnologia capaz de captar a energia de buracos e lombadas.
Segundo informações apuradas pelo site em registros de patente, a novidade pode estar em futuros carros elétricos mais caros da marca, como i7 e iX. Para a marca, a tecnologia pode ser uma nova fonte de energia inexplorada, com a energia que a suspensão e o conjunto de molas podem dar na articulação da suspensão.
Fonte de calor dissipada pelos amortecedores, absorver os impactos pode ser uma fonte de energia utilizável. De acordo com as patentes, o chassi do carro terá uma unidade geradora de energia e uma embreagem unidirecional junto de um disco atuador, conectado a um braço de controle da suspensão com um atuador semelhante.
Em um solavanco, onde os amortecedores tem que absorver o impacto, existe a compressão do amortecedor. Um braço estabilizador vai se mover junto ao braço da suspensão, girando um disco de acionamento que não interfere no gerador de energia num primeiro momento. Nesse ponto da compressão, a embreagem unidirecional é desengatada. Com a amortecedor em sua posição normal, fica uma energia armazenada na mola.
Essa energia aciona um disco que gira em conjunto com o braço estabilizador e a embreagem unidirecional engata na rotação para acionar um pequeno mecanismo de engrenagem que acelera um pequeno volante da unidade geradora. Assim, é gerada uma energia adicional que poderá ser armazenada em uma bateria de 12V, por exemplo. Apesar do registro da patente, ainda não se sabe se a BMW levará o registro adiante em seus carros, mas é possível. Antes da tecnologia ser usada, ela será exaustivamente testada para provar a sua durabilidade.
>>BMW M2 de nova geração chegará ao Brasil em 2023, com 459 cv
>>BMW apresenta a nova geração do 3.0 CSL com base no M4 CSL
>>Flagra: próximo BMW X2 vai seguir o estilo do Fiat Fastback