A Hyundai está anunciando sua participação no mundo do automobilismo com a Copa HB20.
Anunciada ano passado durante o Salão do Automóvel de São Paulo, a nova categoria fará sua estreia já neste final de semana, nos dias 13 e 14 de abril, em Campo Grande (MS),
Também chamada de HB20 Motorsport, a Copa HB20 será composta por oito etapas e já conta com 20 nomes para abertura da temporada. Como o nome sugere, o carro da corrida será um HB20 na versão R-Spec com seu motor 1.6, mas preparado para render 160 cv de potência e 17,8 kgfm de torque (ante 128 cv e 16,5 kgfm do modelo original, respectivamente). Com essas especificações, a Hyundai afirma que ele acelera de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos e atinge 200 km/h de máxima.
Para participar do evento, é necessário um investimento que cobrirá a temporada completa, no valor de R$ 200 mil por carro. Nesse valor já estão inclusos o veículo por todo o período do campeonato, gastos com manutenção, além da preparação para cada etapa, suporte de engenheiros, mecânicos e telemetristas a cada etapa.
Está incluso também a logística do veículo para cada autódromo, estrutura de pista e autódromo, um (1) novo jogo de pneus para cada etapa (serão usados às sextas, sábados e domingos) e combustível para todo o final de semana.
Serão produzidos apenas 26 unidades do HB20 na fábrica da Hyundai em Piracicaba, que serão posteriormente preparados pela equipe H-Racing.
A preparadora inclui no pacote reforço estrutural no habitáculo do piloto (o famoso santantônio), cinto de segurança de seis pontos, extintor de incêndio, sistema de telemetria, injeção ProTune PR4, policarbonato nas janelas laterais e na tampa do porta-malas, suspensão de competição e rodas 15×6 R Spec.
Os modelos ainda contarão com banco esportivo do tipo concha, provado e aprovado por cada piloto, e identificação visual dos carros conforme os patrocínios exclusivos dos competidores.
A Copa HB20 terá oito etapas que acontecerão aos finais de semana, no formato “rodada dupla” para os carros, ou seja, haverá duas corridas que vão garantir o mesmo número de pontos na classificação geral. No total, serão 16 corridas por temporada. Segundo a marca, a meta é reduzir custos, já que os pilotos utilizarão as mesmas estrutura e logística, sem prejudicar o lado esportivo do campeonato.
A primeira etapa ocorrerá neste fim de semana, no Autódromo Internacional de Campo Grande, enquanto umaetapa adicional para completar o calendário será anunciada posteriormente.Abaixo, veja o calendário completo da Copa HB20:
Londrina (PR) no dia 02 de junho
Curvelo (MG) em 14 de julho
Santa Cruz do Sul (RS) em 18 de agosto
Tarumã (RS) em 06 de outubro
Curitiba (PR) em 27 de outubro
São Paulo (SP) em 08 de dezembro
Veja mais:
>> Vazam imagens do Hyundai Venue, o irmão menor do Creta
>> Hyundai HB20 2019 ganha multimídia com TV digital
>> Hyundai Tucson traz visual esportivo da preparadora N Line