O novo carro elétrico da Jaguar para a temporada 2023 da Fórmula E foi revelado nesta semana. A partir do próximo ano, a categoria de elétricos vai ter uma nova geração de bólidos, a Gen3, que muda completamente o design e as características do carro.
A temporada já começa logo em janeiro e terá 17 corridas no total, mas uma delas será mais especial para os fãs brasileiros. Afinal, a partir de 2023 a F-E vai correr em São Paulo no traçado de rua que passa pelo Sambódromo do Anhembi, que foi utilizado pela Indy na década passada. A corrida está marcada para o dia 25 de março.
Por isso, este modelo da Jaguar vai acelerar na passarela do samba. E por mais que o visual do Gen3 será bastante polêmico, a Jaguar conseguiu fazer uma pintura elegante e moderna que amenizou, um pouco, o design esquisito do fórmula.
Batizado de I-Type 6, este será o carro de corrida elétrico mais avançado e eficiente criado pela fabricante. Será também o primeiro carro elétrico da Jaguar na F-E a ter motores dianteiros e traseiros.
Há um sistema de regeneração de 250 kW na frente e outro de 350 kW na parte posterior do carro, o que dobra a capacidade de regeneração em relação ao carro deste ano e elimina a necessidade de ter freios traseiros convencionais.
Esta terceira geração de bólidos da F-E passou por um regime e está 74 kg mais leve, além de ter ganhado 100 kW (136 cv) de potência. Com isso, a velocidade máxima passou a ser de 320 km/h, equivalente a de um carro da Fórmula 2.
>> Carro elétrico mais barato da Europa custará R$ 60 mil
>> Jaguar F-Type ganha edição limitada BRG no Brasil
>> Senta que lá vem a história: o Brasil na Fórmula 1 | Vídeo