A Audi escolheu a Sauber para iniciar sua trajetória na Fórmula 1. Nesta quarta-feira (26), enquanto a categoria se prepara para o GP do México neste final de semana, a marca das quatro argolas oficializou o casamento com o time suíço, cujo início será em 2026.
E a operação do time será realmente em conjunto. A Audi será a responsável pela unidade de potência, que já está em desenvolvimento em Neuburg, na Alemanha. Enquanto isso, a Sauber ficará encarregada de desenvolver o carro em Hinwill, na Suíça, onde fica a sede da equipe.
A união entre ambas era questão de tempo. Afinal, quando a Audi anunciou sua entrada na F1, a Sauber comunicou quase ao mesmo tempo o fim da parceria com a Alfa Romeo, que atualmente dá nome ao time na categoria. Com o fim deste acordo, o caminho ficou livre para a marca das quatro argolas se tornar a nova parceira do time suíço.
União com as alemãs
Curiosamente, o novo casamento faz com que a equipe tenha se envolvido com três marcas alemãs: Mercedes-Benz, BMW e agora a Audi. Antes de entrar na Fórmula 1, a Sauber era parceira da Mercedes nos campeonatos de endurance, onde um certo Michael Schumacher disputou algumas provas. Inclusive, o time venceu as 24h de Le Mans em 1989 e 1990.
Quando entrou na F1, em 1993, a equipe levou os motores da marca da estrela de três pontas de volta à categoria, após um hiato que durava desde os anos 1950. A parceria se desfez em 1995, quando a Sauber se uniu à Red Bull e trocou os motores da Mercedes pelos da Ford.
Onze anos depois, e com uma parceria técnica com a Ferrari que durou de 1997 a 2005, a Sauber foi comprada pela BMW (que brigou com a Williams e rompeu a parceria). Foram cinco temporadas de união e com direito a uma vitória, durante o GP do Canadá de 2008 com Robert Kubica.
Em 2026, quando este casamento completar 20 anos, vai ser a vez da Audi ser a nova parceira da Sauber. Resta torcer para que seja uma união mais duradoura e de maior sucesso, já que os alemães parecem determinados em criar um legado vitorioso na maior categoria de automobilismo do mundo.
>> Audi Q5 TFSIe híbrido é o racional meio termo – Impressões
>> Flagra da Tesla Cybertruck mostra pequenas diferenças do conceito
>> Decolagem de Alonso e vitória enlutada de Verstappen marcam o GP dos EUA