No evento de lançamento das novas versões do A5 e RS 5, foi confirmada a vinda do Audi Q6 E-Tron para o Brasil. O SUV só chegará por aqui na metade de 2024, até porque ainda nem foi lançado no exterior. Porém, deve ser revelado completamente ainda em 2023.
Atualmente a Audi possui somente dois carros totalmente elétricos no mercado brasileiro, o E-Tron, que está disponível nas carrocerias SUV e Sportback, e o esportivo E-Tron GT. O primeiro é basicamente um Q8 elétrico, e inclusive deve adotar esse primeiro nome em breve, ainda acompanhado do E-Tron em seguida.
O Q6 E-Tron será o terceiro dessa família de elétricos da montadora alemã em nosso país, se posicionando entre o Q4 E-Tron e o Q8 E-Tron. O menor inclusive já foi flagrado em testes no Brasil, mas a Audi ainda não confirmou oficialmente a sua vinda para cá. Isso dependerá da demanda no mercado exterior.
Como será o Audi Q6 E-Tron
Por ainda não ter sido lançado, nem tudo se sabe sobre o novo SUV movido a eletricidade. O interior, por exemplo, ainda não foi revelado pela marca, mas o visual externo foi parcialmente antecipado em fotos oficiais de unidades camufladas. A plataforma utilizada será a PPE (Premium Platform Electric), a mesma que também servirá de base para a nova geração do Porsche Macan elétrico. Vale lembrar que as duas montadoras pertencem ao mesmo grupo, Volkswagen AG.
No Brasil, por conta de seu porte menor que o Q8 E-Tron, o Q6 E-Tron pode ser um forte concorrente para modelos como Mercedes-Benz EQC, Jaguar I-Pace e BMW iX3. Seu preço ainda é totalmente desconhecido, mas tendo em vista seu posicionamento mais modesto, deverá ser mais barato que os R$ 615.990 iniciais cobrados pelo Audi e-tron atualmente.
Pelo menos no exterior, a Audi já informou que seu novo produto estará disponível tanto na carroceria SUV convencional quanto na Sportback. Os detalhes do propulsor ainda não foram revelados oficialmente, já que a empresa disse apenas que ele será equipado com um sistema elétrico de 800 volts e motores elétricos potentes e eficientes.
É possível que ele conte com tração nas quatro rodas e uma bateria na casa de 100 kWh, fornecendo uma potência máxima de 476 cv, com torque de 81,6 kgfm. Uma configuração esportiva RS também é especulada, trazendo cerca de 646 cv. Contudo, nos resta esperar um posicionamento oficial da Audi.
>> Audi RS5 Competition Plus tem venda iniciada no Brasil
>> Audi vai mudar o nome de quase todos os seus carros
>> Audi A5 recebe versão exclusiva para o mercado brasileiro