Na mesma semana em que confirmou a chegada dos modelos TT RS, RS 4 e RS 5 reestilizados no mercado brasileiro (preços de R$ 419.990 a R$ 575.990), a Audi revela o Q4 Sportback e-tron concept. A autonomia superior a 500 quilômetros é um dos principais destaques do novato, que terá versão definitiva lançada no ano que vem.
Para quem não se lembra, o modelo é irmão do Q4 e-tron concept, apresentado no Salão do Automóvel de Genebra de 2019. A novidade tem apenas um centímetro a mais que seu antecessor. O comprimento, por exemplo, pula de 4,60 metros para 4,61m. O entre-eixos de ambos mede 2,77m.
Apesar da mesma cara, os gêmeos em questão têm cada um suas características físicas quando vistos de costas. O SUV-cupê, por exemplo, tem – como sugere a categoria – silhueta inclinada na traseira e um aerofólio horizontal no nível da borda inferior do vidro com função aerodinâmica. Para quem vê de fora, grandes rodas de 22” chamam atenção, assim como a cor esverdeada que, dependendo do ângulo da luz, muda o tom.
O assoalho do modelo é reforçado contra impacto de pedras e, ali, está a central elétrica deste SUV-cupê. Uma grande bateria, com capacidade de 82 kWh ocupa quase todo o espaço na área inferior da carroceria, entre os eixos. A autonomia supera os 450 quilômetros – de acordo com o padrão WLTP. Versões com tração traseira oferecerão autonomia superior a 500 km, informa a Audi.
Na motorização, dois elétricos (um em cada eixo) fazem as honras da casa. São 225 kW de potência do sistema nos conceitos Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron. Como é típico da Audi, o trem de força vem com a tração Quattro nas quatro rodas. O 0 a 100 km/h é feito em apenas 6,3 segundos. A velocidade máxima é restrita a 180 km/h.
O display do Audi virtual cockpit com exibição dos elementos mais importantes de velocidade, nível de carga e navegação está localizado atrás do volante de direção. O head-up display com função de realidade aumentada é novidade. Ele pode exibir importantes informações gráficas, tais como setas direcionais para conversão, diretamente no curso da via.
A distribuição da carga nos eixos é perfeitamente balanceada em quase 50:50. As rodas dianteiras do Q4 Sportback e-tron concept são guiadas por um eixo MacPherson com amortecedores adaptativos. Na traseira, existe um eixo multilink com molas separadas e amortecedores adaptativos.
Veja mais:
>> Volkswagen T-Cross é convocado para recall