Depois do lançamento da quarta geração do hatch A3, a Audi revela a segunda geração da sua versão três volumes: o A3 Sedan. Assim como o irmão, o sedã chega com desenho evolutivo e ainda mais invocado.
Visualmente, temos como maior diferença os para-lamas abaulados que dão a impressão que o carro ficou mais assentado ao chão. Além disso, ele traz para-choques frontais com entradas de ar maiores, além de recortes mais ousados na carroceria, à exemplo do capô curvo com vincos bem definidos e faróis com “pontas” nas extremidades. Porém, a traseira ainda se mantém fiel ao modelo antigo.
Apesar de não parecer, o novo A3 Sedan ficou maior em relação ao modelo anterior ganhou 4 centímetros no comprimento (agora são 4,50m no total), 2 cm na largura e 1 cm na altura. No entanto, o espaço interno deve permanecer igual, já que a distância entre-eixos não foi alterada. Idem para o porta-malas, com os mesmos 425 litros de capacidade.
Por dentro, o design com recortes e saída de ar ao lado do painel de instrumentos digital configurável de 10,1 polegadas é igual ao do A3 Sportback. No meio do painel, pode-se optar por uma central multimídia com tela de 10,25” ou 12,3” nas versões mais caras. Tecnologias como serviços de concierge, internet sem fio (wi-fi) e travamento ou destravamento das portas por meio de um smartphone estão disponíveis.
As opções de motores são as mesmas do hatch: 1.5 turbo a gasolina dotado de sistema híbrido leve de 48 volts que rende 150 cv, além do 2.0 turbodiesel, com potência entre 116 cv e 180 cv. O sedã pode ser equipado com câmbio manual de seis marchas ou automatizado de dupla embreagem S-Tronic de sete velocidades. Futuramente, serão reveladas as versões esportivas S3 e RS 3 Sedan.
Veja mais:
>> Nova geração do A3 é apresentada pela Audi