Com o mercado de carros elétricos bastante aquecido na China, não é incomum ver carros antigos de marcas consagradas sendo vendidos por montadoras locais em variante totalmente elétrica. Prova disso é que a segunda geração do Peugeot 408, recentemente substituída, ganhou uma nova chance com a Dongfeng.
Chamado de Dongfeng Fukang ES600, o novo sedã elétrico chinês vem com um curioso sistema de troca de baterias para facilitar a vida do usuário. Ele custa na China a partir de 163.800 yuan, o que equivale a algo próximo a R$ 124 mil, mas o preço não inclui a troca de baterias feitas nas estações da Dongfeng.
A marca propõe que, ao invés de colocar o carro para carregar em eletropostos ou tomadas, basta parar em uma estação chamada de Aulton New Energy e trocar as baterias por novas totalmente carregadas. A troca é mais rápida do que deixar o carro carregando, mas ainda assim, mais lenta que abastecer um modelo a combustão. Na China são oferecidos 336 pontos de troca.
Peugeot estranho
Por mais que o nome seja pouco inspirado, esse Dongfeng nem faz questão de esconder suas origens Peugeot. Tanto que por dentro mantém o mesmo volante do 408, incluso o logotipo da marca do leão. Em relação ao Peugeot 408 as únicas diferenças ficam por conta da central multimídia vertical e da manopla de câmbio rotativa.
Por fora, o Dongfeng recebeu nova grade frontal fechada com pontos azuis e ponto de carregamento em uma portinhola tal qual o Renault Kwid E-Tech. A traseira tem apenas novos logotipos e a saída de escape eliminada. Até mesmo as rodas de Peugeot foram mantidas sem qualquer alteração.
Ele conta com motor totalmente elétrico de 150 cv capaz de levar esse ex-Peugeot aos 100 km/h em 10,7 segundos. A velocidade máxima é limitada a 140 km/h. Já a autonomia é consideravelmente boa. São 430 km se não optar pela versão que troca de bateria, caso essa seja a escolha, a autonomia cai para 410 km.
>>Peugeot lança série especial Roadtrip para 208 e 2008 no país
>>Fiat em 2023 terá rival da Hilux baseada em caminhonete Peugeot