O mercado de motos pode parecer não ser tão inovador quanto o de carros, mas existem diversos modelos que marcaram a história por conta da criatividade de seus projetistas. Alguns deles ajudaram a moldar o que as suas marcas são hoje em dia, enquanto outros trouxeram recursos inovadores e impensáveis para o mundo das duas rodas.
Motos revolucionárias: Vespa
A Vespa nasceu de um jeito curioso. Fruto da criatividade da Piaggio, sua fabricante, o modelo foi criado para ser um meio de transporte barato e aproveitava os motores de partida usados em aviões. Assim nasceu um dos modelos mais tradicionais com propulsor de dois tempos, ajudando a criar o segmento das scooters, que é um dos mais populares da atualidade.
Yamaha RD 50
Lançada em 1974, a moto da Yamaha foi a primeira fabricada no Brasil. Inicialmente, a produção era feita em Guarulhos (SP), mas hoje a fábrica da marca japonesa fica em Manaus (AM), por conta das isenções fiscais do polo industrial de lá. De qualquer forma, a RD 50 deu o pontapé inicial para a produção nacional das motos, e mesmo sendo um modelo de apenas 50 cc e 6,5 cv, seu motor dois tempos conseguia fazer o modelo atingir os 80 km/h.
Triumph T120 Bonneville 1960
A Triumph é uma das marcas mais importantes do mundo das motos, e a T120 Bonneville de 1960 foi um dos modelos responsáveis por isso. O estilo marcante do modelo influenciou diversos famosos a terem uma unidade da moto, como Bob Dylan, Paul McCartney e Steve McQueen, sendo um dos veículos mais clássicos de todos os tempos.
Harley-Davidson FL Hydra-Glide 1949
Lançada na era de ouro dos Estados Unidos, que aconteceu logo depois do final da II Guerra Mundial, a FL Hydra-Glide ajudou a popularizar o estilo que se tornou o símbolo da marca, e que nunca saiu de moda. Todas as características que definem uma Harley autêntica estão presentes no modelo, o que mostra a sua importância para a história das motos e da fabricante americana.
Honda GL 1800 Gold Wing 2007
Desde que foi lançada, ainda nos anos 1980, a Gold Wing foi uma das motos mais revolucionárias do mundo. Isso porque o modelo trouxe o turismo de luxo para o mundo das duas rodas, entregando um nível de conforto digno de um iate.
No entanto, o modelo 2007 trouxe uma importante inovação. Ele foi o primeiro a contar com um sistema de airbag, para aumentar a segurança do piloto em caso de colisão. Essa é uma das características que seguem presentes na Gold Wing até os dias atuais, assim como o conforto e seu tamanho gigantesco.
>> Volkswagen Saveiro reage e atropela Fiat Toro em junho
>> 5 carros que quase nasceram na marca errada
>> BMW C 400 X marca o retorno da empresa ao mundo das scooters