Os carros se tornam icônicos por diversas razões. Alguns deles habitam nossa memória por serem incríveis ou nos proporcionarem grandes lembranças. Recentemente, relembrei como o VW up! e o Ford GT90 marcaram minha vida. Porém, existem modelos que entram para a história pela porta dos fundos, se tornando memoráveis por serem odiados por quase todo mundo. É esse o caso dos carros a seguir.
Ferrari Mondial 8
Na maioria das vezes, um italiano jamais aceitaria que existe um Ferrari ruim. A exceção, talvez, seja o Mondial 8. Lançado nos anos 1980 para ser um modelo mais em conta e com quatro lugares, esse esportivo tinha um porte desengonçado, já que era um 2+2 de motor central. Seu motor V8 2.9 entregava 215 cv e 24,5, o que parecia pouco para os 1.446 kg do esportivo.
O problema é que um modelo com o cavalinho rampante estampado na carroceria precisa ser veloz. E o Mondial 8 não era tão ágil assim em seu lançamento, mesmo tendo uma dinâmica digna de um autêntico Ferrari. A marca até lançou versões mais potentes depois, mas já era tarde. O esportivo de dois lugares entrou para a história como um dos piores carros feitos pela empresa de Maranello.
Porsche 924
Isso vai soar como um completo absurdo, mas o Porsche 924 era movido por um parente chique do nosso querido motor AP. Pode pesquisar. Mesmo sendo amado pelos brasileiros, os motores EA827 e EA831 são parentes do que conhecemos como AP, mas o problemas é que eram propulsores quatro cilindros em linha, de origem Audi, em um Porsche.
E a Porsche é conhecida por colocar motores boxer em seus esportivos. Nessa época, vale lembrar, o 911 ainda era refrigerado a ar, então um Porsche de quatro cilindros dianteiro e com refrigeração líquida era um sacrilégio. A marca não poupou esforços para fazer o 924 dar certo, com direito a versões bem icônicas, como o . Mesmo assim, o esportivo foi odiado pelos fãs mais radicais da Porsche durante toda sua vida, renegado como um filho bastardo da fabricante. Seu sucessor, o 944, ao menos teve mais sucesso entre os puristas.
Volkswagen Gol e Parati Turbo 16v
Recentemente, quando a Volkswagen reestilizou a Saveiro, a internet automotiva brasileira surtou com a decisão de se manter o motor 1.6 MSI aspirado, em detrimento ao 1.0 TSI turbo. Isso é curioso, porque a Saveiro é a única da família Gol que restou. E, embora nunca tenha tido motor turbo, o hatch e a perua Parati receberam sim um motor turbinado. Só que muito antes disso se tornar um requisito básico dos carros atuais.
No começo dos anos 2000, durante a era G3 do Gol, a Volkswagen inovou e colocou o motor 1.0 turbo de 112 cv no hatch e na Parati. A ideia era pagar menos impostos, enquanto entregava uma potência parecida com a do motor AP 2.0 8v. Isso poderia ter sido um enorme sucesso, mas alguns problemas crônicos no propulsor derreteram a fama imbatível do Gol (e da Parati), forçando a VW a tirar o motor de linha. E assim o hatch morreu sem receber o moderno TSI atual. Certamente a fase G4 é a mais odiada da família Gol, mas o fracasso dos turbinados merece entrar na lista.
Fiat Marea
Antes que os fãs do Marea me apedrejem nos comentários, já vou dizer que a fama dele é injusta, sim. Porém, é inegável afirmar que o modelo é um dos carros mais odiados da história da Fiat. Seu problema foi ser moderno demais e ter o azar da fabricante não ter tomado o cuidado necessário para isso.
Se as revisões fossem feitas nos prazos certos, e a mão de obra das concessionárias estivesse devidamente treinada, talvez estaríamos falando hoje que o sedã e sua versão perua foram os modelos mais icônicos da história da marca.
Chevrolet Agile
Eu sei que você torceu o nariz ao ver a foto do Agile. Beleza não era seu forte, ainda que o carro tivesse alguns méritos, como o bom pacote de equipamentos. O problema é ele ser feio, mesmo. Mesmo tendo ajudado a Chevrolet a se estabelecer financeiramente, o Agile nunca teve uma grande aceitação, sendo piada até hoje na internet. Portanto, ele é facilmente um dos carros mais odiados da marca.
Quais outros carros odiados que você se lembra? Deixe um comentário com sua opinião.
>> Europa declara guerra à BYD, GWM e outras chinesas
>> Carros franceses perdem menos valor do que os concorrentes
>> Que carro nunca deveria ter sido lançado? | Pergunta da Semana