Às vezes não adianta nada planejar com todo cuidado, desenvolver um carro especificamente para o nosso mercado ou adaptar um modelo internacional. Vez ou outra, os carros se tornam verdadeiros fracassos a ponto de muitos questionarem o motivo real deles terem sido lançados.
Por isso, na Pergunta da Semana, questionamos aos leitores do Auto+ quais carros nunca deveriam ter sido lançados. Vale ressaltar que a lista é composta somente por sugestões dadas nas nossas redes sociais e nos comentários do site e não refletem a posição da equipe de jornalismo (a qual já deu sua opinião nessa matéria).
Honda WR-V
Para quem queria um SUV derivado do Fit, sempre existiu o HR-V. Mas a Honda achou que seria uma boa ideia deixar o hatch compacto mais feio e cobrar mais caro só por conta da adição de um monte de plásticos. Durou uma geração, vendeu mal e pouca gente o respeita da mesma maneira que faz com outros carros da Honda.
Fiat Mobi
A Fiat sempre foi especialista em fazer carros pequenos, mas escorregou feio no Mobi. Isso porque já havia um modelo barato e compacto suficiente para esse segmento: o Uno. Mas a marca achou que seria inteligente diminuir o hatch mais ainda, dar a ele uma tampa de vidro e vendê-lo como se fosse novidade.
Volkswagen Taos
Fora do Brasil, a Volkswagen sempre teve o Tiguan curto como seu representante do segmento médio. Mas para as Américas decidiu usar o chinês Tharu para fazer o Taos. O problema é que ele é um dos carros mais sem graça que a marca já lançou. Prova disso é que suas vendas sempre foram mais ou menos.
Toyota Etios
Globalmente, a Toyota sempre teve o Yaris como seu modelo compacto e até com versões destinadas a mercados de baixo custo. Mas com o Etios, ela mostrou que poderia ir além. Ele é até um dos melhores carros para dirigir na categoria, mas é extremamente simplório, feio e só teve acabamento melhorado depois de anos no mercado.
Chevrolet Agile
Apesar de ter sido um dos carros que salvou a GM da falência, o Agile foi um dos mais feios modelos já vendidos no Brasil. Além disso, a Chevrolet poderia ter mantido o Corsa por mais tempo no mercado até pagar o desenvolvimento do Onix. Ele veio, foi vendido por uma geração e desapareceu sem deixar saudades.
Faltou algum carro na lista? Conte nos comentários.
>>5 carros internacionais que fizeram hora extra no Brasil
>>Futuros carros da BYD não terão freio e nem coluna de direção
>>29 carros serão expulsos do Uber em 2024